Conteúdo educacional é todo material que visa levar aprendizado e valor ao público e gerar proximidade com a marca. Por isso, o marketing de conteúdo é tão importante neste processo, você compartilha videoaulas, e-books, blog posts e cria valor e reconhecimento com as suas personas.

O conceito dessa estratégia é oferecer uma relação de troca com o público. Enquanto o aprendizado é oferecido de maneira gratuita e acessível, a empresa conquista reconhecimento e empatia por parte da audiência.

Assim, uma relação mais próxima é criada, gerando um engajamento que pode ser amplamente explorado no longo prazo, com relações comerciais.

O que são os conteúdos educacionais?

Conteúdos educacionais são materiais, como blog posts, ebooks, videoaulas e webinars, que as empresas podem oferecer dentro de duas propostas principais: comercializar conhecimento como atividade principal, no caso de instituições de ensino, ou oferecer gratuitamente estratégias de atração e engajamento.

Por mais que sejam próximos, há diferenças relevantes entre esses dois formatos. EAD é um modelo de negócio importante e bem estabelecido, com ótima aceitação. No entanto, nossa intenção hoje não é falar dele. Instituições de ensino vendem esse produto como principal atividade, ou seja, não é parte de uma estratégia de marketing.

A relação entre conteúdos educacionais e o marketing

Um conteúdo educacional, quando é parte de estratégias de Marketing de Conteúdo, tem a seguinte proposta: atrair público qualificado e engajá-lo.

A partir disso, um relacionamento é criado com essas pessoas, que passam a ver sua empresa como fonte de informação. Ainda que, em um primeiro momento, uma venda direta não seja o caso, engajar é importante.

Não há necessariamente a venda daquele conteúdo, mas ele funciona como uma preparação para que, posteriormente, esse público-alvo se interesse, ou ao menos esteja mais aberto, aos serviços e produtos oferecidos pela empresa.

O fator principal que gera isso é justamente a oferta de material educacional, que agrega valor para o público e entrega exatamente o que ele esperava.

Conteúdo educacional como estratégia

Apesar de esses formatos serem bem completos e didáticos, outras maneiras de informar e educar são possibilitadas por recursos e práticas mais simples, mas igualmente capazes de estreitar o relacionamento com o público.

1. Ofereça  cursos gratuitos;

2. Use grupos no Telegram para tirar dúvidas;

3. Foque em educação e não em vendas;

4. Mantenha um diálogo constante com o público;

5. Gere conteúdos interativos.

Entenda que o seu público busca se informar antes de comprar e nada melhor do que fazer isso com a sua empresa, que ao mesmo tempo em que você se relaciona com o público, você cria autoridade como especialista na área.

Aproveite o digital a seu favor e produza conteúdos educacionais com qualidade. Quer saber mais? Deixe o seu comentário para que eu possa te ajudar.