O que é ser produtiva para você?

Fazer muitas coisas em pouco tempo? Ou gastar menos tempo e energia, produzindo estrategicamente, tendo boas ideias, e assim poder ter um pouco mais de tempo para estar com quem você mais gosta?

Entre as duas opções, eu fico com a segunda.

E quer saber por quê? Eu acredito que ser produtiva é ter equilíbrio. É entender que  organização é necessária na sua vida, criar uma linha, na qual empenho e benefícios estejam realmente ligados, para que você faça boas escolhas no seu dia a dia.

A produtividade está relacionada à  qualidade de vida. Quando você acumula responsabilidades, a sua velocidade de atividades fica insana e você começa a pensar que precisaria de mais tempo para fazer todas as tarefas.

Quando você toma consciência disso e começa a entender que precisa priorizar o seu dia e atividades, você entende que sobra tempo para muitas outras coisas que gosta de fazer e tinha deixado de lado.

Não precisamos dar conta de tudo, precisamos fazer o nosso melhor no que é  importante, naquele exato momento… e estará tudo bem você agir dessa forma!

Produtividade x Mito do Ocupado

O conceito de produtividade popularizou-se durante a Revolução Industrial, quando passamos a disseminar a ideia de que produtividade está relacionada a produzir algo rentável (forma de medir o material gasto na produção, a mão-de-obra utilizada e o resultado final, para saber se foi algo bom ou ruim).

Com essa ideia de esforço e tempo gasto, começamos a achar que devemos nos esforçar muito em várias coisas e sempre estarmos ocupados. Nisso, você não tem tempo para pensar!

Quando pensamos, conseguimos ser realmente produtivas. Conseguimos fazer algo diferente do que estamos acostumadas, simplesmente pelo fato de termos analisado a situação e encontrado a melhor solução para o momento.

Principais vilões da produtividade

1-   Procrastinação;

2-   Ter muitas coisas para fazer ao mesmo    tempo;

3-    Dificuldade de concentração;

4-    Não saber planejar o dia.

Como ser então produtiva?

Se esforçar em busca de um resultado favorável, é poder fazer algo planejado, é  preciso pensar.

Quando você se permite, você faz uma coisa com muito mais qualidade do que já fez. Pense nas suas prioridades, analise o que merece esforço e quanto esforço, faça aquilo que te traz mais valor primeiro e depois vá para as demais atividades.

Use técnicas para se concentrar no que está fazendo e não deixar sua mente vagar para a próxima tarefa. Uma boa ferramenta aqui é a meditação diária, o mindfulness e desativar o mundo digital social.

O que quero dizer com isso é que perdemos muito tempo, vendo mensagens e lendo sobre a vida das pessoas nas mídias digitais. Muitas vezes isso pode ser usado como estudo para o seu negócio, outras não, estou certa?

Se sim, determine horário para olhar e responder suas mensagens e concentre sua atenção no que realmente importa. Faça tudo estando 100% presente e você  verá como sua produtividade irá aumentar.

Seja uma gestora do seu tempo! Planeje a sua semana, em cada dia, cada atividade,  tanto profissional, como pessoal e treine para trabalhar um número de horas saudável no seu dia.

Reserve tempo ainda para descansar, ler e se divertir. Quando fizer isso, verá que 24h são mais que suficientes para que você seja você mesma!