Você monitora o marketing e a comunicação do mercado e de outras marcas? Descobrir o que está acontecendo de novidades permite que você tenha ideias para criar conteúdos que respondam às necessidades e desejos da sua persona. Por isso ter uma estratégia de comunicação é fundamental para a sua marca.

Existem várias ferramentas para aprofundar as análises de conteúdo e monitorar estratégias de marcas que possam ser seus concorrentes ou ainda abrir um leque de insights criativos para você produzir e alinhar com suas metas.

Como acompanhar sem pirar?

1-      Inscreva-se para receber atualizações por e-mail

Se inscreva nas newsletter de marcas que atendem um público bem parecido com o da sua marca, e monitore sobre a cultura, notícias, campanhas sazonais, conteúdos e frequência do que estão comunicando.

2-      Acompanhe as redes sociais

Ative as notificações para receber atualizações das marcas que você listou que são importantes para o mercado em que a sua empresa atua. Observe o tom de voz das postagens, quais imagens são usadas, quais estratégias estão usando para se comunicar, veja o nível de engajamento. Essa é uma ferramenta muito útil para você ficar atualizada e fazer as suas pesquisas.

3-      Dê atenção aos conteúdos em vídeo

Verifique quais os conteúdos dos vídeos que as marcas estão compartilhando, busque entender sobre as interações, comentários, dúvidas, visualizações, compartilhamentos, para poder entender o engajamento dessas marcas. A dica é se inscrever nos canais do YouTube e criar alertas para poder acompanhar.

4-      Identifique palavras-chaves

Escolher as palavras-chaves de forma assertiva aumenta drasticamente as chances de sua empresa aparecer na pesquisa online. Busque na internet (use o Google Trends) para acompanhar palavras que estão em alta, que geram mais tráfego, que têm menos concorrência e veja quais podem ser utilizadas no seu negócio.

5-      Acesse sites ou blog

Acesse uma vez por semana, ou a cada 15 dias, o site ou blog das marcas que você listou, como falamos no começo deste conteúdo, e veja sobre o que estão falando, qual a mensagem que estão passando, o que elencaram como importante para compartilhar com o público, e anote ideias que façam sentido, que você possa aproveitar na sua estratégia de comunicação e marketing.

6-      Crie alertas

Entre no Google Alerts e crie alertas para o seu e-mail com assuntos que são relevantes para o seu negócio. A dica é que você veja pelo menos uma vez por dia o que ele monitorou e entregou de novidades do mercado, e de tendências sobre os assuntos que você selecionou.

Se destaque

Essas são apenas algumas ferramentas básicas e práticas para que você consiga acompanhar as tendências que estão acontecendo no mercado, e também marcas que influenciam o mesmo público com o qual você se comunica.

Use esses insights para incorporar na sua estratégia de comunicação e marketing, para que sua comunicação através dos conteúdos e das vendas de produtos e serviços seja eficiente e você efetivamente seja a solução para os problemas e medos da sua persona.

Se quiser saber como fazer isso agora mesmo, entre em contato que te explico mais como fiz disso uma prática da minha rotina semanal por aqui.