O ano está acabando e restam alguns dias para você fazer o planejamento de redes sociais da marca, assim você pode criar uma estratégia, produzir conteúdos relevantes e analisar resultados com o que cada uma das mídias tem de melhor a oferecer.

O uso das redes sociais sem estrutura   proporciona a falsa sensação de que elas não trazem retorno, enquanto as empresas que sabem como utilizá-las saem na frente.

Planejamento de redes sociais

Pense na rotina do marketing do seu negócio e com um plano você conseguirá  se organizar e realizar otimizando seu tempo.

Somado a isso, com uma frequência de postagens definida, você permite uma maior fidelização da sua audiência e o agendamento prévio de posts.

Crie uma estratégia

Organize os objetivos que você quer alcançar com as redes sociais e crie um caminho que seja real e palpável para o seu negócio. Nada de criar algo que seja mirabolante e que você vai deixar de lado em um estalar de dedos.

Um dos grandes erros que as empresas cometem ao utilizar estes canais na estratégia de conteúdo, está em não focar diretamente em um objetivo para os canais.

Assim, existe uma constante impressão de que nada dá resultados e, muitas vezes, uma visão oscilante que altera os objetivos das redes sociais com frequência.

Alguns objetivos possíveis:

  • percepção de marca;
  • base de contatos para venda;
  • suporte ao usuário;
  • vendas diretas;
  • tráfego do seu blog.

Exemplos:

A Netflix, por exemplo, utiliza as redes para, além de outros fatores, aumentar a percepção de marca. Sendo assim, não é tão frequente ver a empresa vendendo seu serviço diretamente nestes canais.

Já marcas que comercializam produtos, como a Amaro, usam seus canais para mostrar seus produtos e gerar vendas!

KPIs: saiba como definir

Os KPIs (Indicadores Chave de Performance) pode ser aumentar a percepção e por isso é importante olhar para os números já obtidos e criar conteúdos cada vez mais direcionados.

Perfil otimizado no seu planejamento de redes sociais

Suas redes sociais estão todas dentro da identidade visual da empresa?

Sua descrição, bio, e sobre os perfis estão atualizados, com links corretos e pensados da melhor forma para gerar os resultados que você busca com as redes (tráfego no blog, venda de serviços etc)?

Garantir uma boa impressão e consistência nos seus perfis é o primeiro passo para que seus seguidores enxerguem seu negócio da maneira como você deseja.

Caderno com ideias de planejamento e produção de conteúdos

Conteúdos: produza!

Para produzir seus conteúdos, olhe para as redes que você definiu na sua estratégia, que você vai alimentar e que a sua persona acessa.

Em meio às minhas pesquisas, encontrei a  lista elaborada pela Sprout Social que mostra a média de postagens para perfis em cada uma das redes sociais:

  • Facebook: 3 a 10 vezes por semana;
  • Twitter: pelo menos 5 vezes por dia;
  • LinkedIn: 2 a 5 vezes por semana;
  • Pinterest: 5 a 10 vezes por dia.

Como estrategista e produtora, tanto para minha empresa como para os clientes que atendo, confesso que essa quantidade é surreal, se você não tiver uma equipe de marketing completa.

Minha dica aqui é que você tenha no mínimo 2 por semana e o máximo que for confortável para toda a sua produção, ok?

Reutilize conteúdos no seu planejamento

Sim, é viável e possível reaproveitar conteúdos já compartilhados. Faça um levantamento nos conteúdos que você já publicou e veja o que pode ser atualizado e reutilizado.

Estas postagens podem ser repetidas na hora de criar seu calendário de conteúdo.

Você também pode se inspirar nelas para criar coisas novas, seja falando do mesmo assunto, seja utilizando imagens semelhantes e call to actions repetidos.

Calendário editorial

Já falei várias vezes sobre isso e é fundamental que você crie uma programação para suas redes sociais com os dias, horários e tipo de conteúdo que você vai compartilhar com a sua audiência.

Pode ser uma planilha de excel, um arquivo de blog de notas, um trello… o que for mais funcional para você, desde que você o elabore, para conseguir se planejar de forma organizada.

Conclusão

Antes de finalizar, não esqueça de analisar os resultados conforme for utilizando o seu planejamento, observando os números e reajustando o que for preciso.

Tenha em mente que a sua estratégia pode ser alterada, ela é flexível desde que você consiga analisar os resultados e fazer novos testes. O ideal é que você tenha um planejamento de redes sociais de forma constante e organizada.

Se ficou com dúvidas ou precisa de ajuda nesse quesito, deixe o seu comentário.