Você anda fazendo mil coisas ao mesmo tempo? Está com a cabeça fervendo de tantas atividades que precisa cumprir dentro de 24 horas?

Sinto em te dizer, que você está se sobrecarregando e muito. O desafio em não pensar em coisas que estão para acontecer tem nome: sobrecarga mental. E é frequente, em sua maioria, nas mulheres.

Cultura enraizada

Vivemos em uma cultura machista que acredita que nós, mulheres, somos multitarefas, que é natural darmos conta da nossa vida, dos filhos, do marido, da profissão e dos negócios, das tarefas domésticas e por aí vai. Vamos crescendo e achando que cuidar de tudo é papel apenas do sexo feminino e isso é um grande erro.

O resultado disso é que nós estamos sempre cansadas, queremos ser perfeitas, amamos a síndrome da Mulher-Maravilha e não deixamos nossa mente descansar, ela vive trabalhando intensamente, pensando no que foi feito e no que ainda precisa fazer.

Quando empreendemos, vamos fazendo atividades sem nos planejar, sem colocar em ordem as ideias e listar as prioridades. Com isso, aos poucos vamos nos sentido perdidas e qualquer comentário ou pedido pode nos tirar do eixo, estou certa?

Sentimento de culpa

Pior do que não descansar é se sentir culpada por ter a oportunidade de relaxar. A frequência e intensidade de alguns sintomas físicos são características que devem ser observadas, pois a carga mental pode chegar em limites extremos.

Mudança de atitudes e comportamentos

Sabemos que para mudar é preciso agir. E não é fácil, mas e se você der o primeiro passo?

No empreendedorismo, precisamos de ajuda de outras pessoas, seja família, amigos, mentores, rede de apoio. Todos eles vão te ajudar a ter clareza do que realmente é importante e precisa ser feito por você.

Aos poucos você vai perceber que outras atividades podem ser delegadas, outras ainda podem ser feitas em outros dias e dando um passo de cada vez você consegue fazer o seu dia realmente valer a pena.

Existe solução

Para começar a quebrar esse ciclo vicioso, mude o foco do seu dia. Quando estamos no estado de que é preciso fazer tal coisa, nossa mente baixa a vibração e passamos a ver as atividades de forma negativa.

Foque no positivo. Separe as prioridades e comece por elas. O que não foi feito em determinado dia, simplesmente deixe para o dia seguinte.

Deixe o controle de lado

Abra mão de controlar tudo que acontece com você e ao seu redor, é preciso desligar o piloto automático, para que você consiga não se sobrecarregar.

Entenda que existem diversas formas de fazer uma mesma tarefa e cada pessoa  executará da forma que achar conveniente.

Se aceite

E para finalizar esse conteúdo, que eu acho extremamente importante, é você se aceitar como é. Você se permitir errar, se permitir fazer diferente, se permitir organizar o seu dia para os diversos papéis que você tem na sua vida. E mais importante de tudo, você se permitir ficar sem fazer nada, cuidar de você mesma e permitir relaxar a sua mente e descansar!