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A Landing page cumpre um papel fundamental na jornada do usuário, se bem colocada aumenta a conversão e pode se tornar um dos pilares da sua estratégia de conteúdo. 

Vem entender mais, empresária, e aplicar na sua estratégia de comunicação. 

O que é uma landing page?

Landing page nada mais é do que uma página de um site acessada por uma fonte externa, como um anúncio ou e-mail. 

Seu objetivo é sugerir uma ação predeterminada com um copy atrativo para criar uma conexão com o usuário e convidá-lo para tal ação. Elas podem ser criadas com base em SEOs para reter o tráfego de pesquisas orgânicas, mas também podem ser usadas associadas a mídias pagas, como anúncios em mídias sociais. 

Assim podemos separar em duas categorias: as landing pages encontradas através de pesquisas orgânicas, quando o usuário a encontrar durante sua pesquisa, nesse caso, ela deve ser atrativa e muito bem identificada, para que não haja dúvidas sobre do que se trata. 

A outra categoria são as páginas para campanhas de marketing, essas são acessadas através de anúncios pagos ou e-mails direcionados, as chances de conversão nesse caso são mais altas, mas a página deve estar bem estruturada, pronta para atender a necessidade do usuário e deve direcioná-lo para apenas um objetivo.

Landing page x Home page

As duas páginas possuem papéis completamente diferentes na sua estratégia, enquanto a home page é a porta de entrada para o seu site, a landing page é o ponto final. 

A primeira te leva para outros pontos de interesse, é um cartão de visitas, e o usuário só está ali de passagem, nela você encontra diversos pontos de ação, e o usuário segue o que mais o interessa. 

Na segunda, por sua vez, direcionamos o usuário exatamente para onde queremos, a ideia é que ele conclua apenas uma ação predeterminada.

Tipos de landing pages

Em geral, as landing pages são divididas basicamente em dois tipos: as que têm como objetivo o preenchimento de algum formulário ou venda, essas são chamadas de landing pages de geração de leads, ou as que te direcionam a uma ação direta em outra página, as landing pages de cliques. 

Landing page de geração de leads

Essas páginas auxiliam na captação de dados, podendo ser usadas na sua estratégia de topo, meio ou fundo de funil. 

Para o topo de funil, normalmente são oferecidos brindes e downloads gratuitos, como e-books, aulas gratuitas, algumas prévias de conteúdos de valor, também podem ser oferecidos descontos e ofertas especiais. Isso pode ser considerado como um “prêmio” para quem se registrar no formulário. 

Essa fase é seguida pela comunicação via e-mail com os usuários, a fim de manter um relacionamento direto e não perder o lead ao longo do tempo. Já as páginas voltadas ao fundo de funil capturam leads qualificados, para que a equipe de vendas feche negócios. 

Elas também são usadas para acesso a downloads gratuitos, webinars e avaliações gratuitas de serviços.

Landing Pages de cliques 

Essas possuem botões que direcionam a ação, como “saiba mais”, “clique para conferir”, “consulte o valor”, etc. Elas são altamente persuasivas, e apresentam na maioria das vezes conteúdos dinâmicos e criativos, a fim de atrair o clique do usuário para o próximo passo. 

Comumente, a tela seguinte a ela é a de finalização da compra, a que mostra as opções de produtos e valores, ou ainda a que traz mais informações sobre os produtos ou serviços oferecidos. Quando os produtos são mais caros, é comum que as empresas tragam demonstrações de uso e prova social na landing page.  

Independente do tipo, as landing pages precisam ser dinâmicas, personalizadas e criativas para cumprir seu objetivo. 

Como criar uma landing page

Antes de começar… É preciso estar atento a 4 pontos principais: 

  • Como o visitante vai ser direcionado à página?
  • Quem serão os visitantes?
  • O que você quer que eles façam?
  • A pagina cumpre o que promete?

Após responder essas questões você consegue estabelecer os objetivos da sua página, aumentando as suas chances de sucesso.

Elementos essenciais a landing page

Como já mencionamos, a landing page deve ser independente, e não mais uma página do seu site, o propósito dela é levar o usuário direto ao ponto. 

Ela deve ser clara e objetiva, além de cumprir o que é proposto, afinal, o  usuário deve se sentir beneficiado ao chegar a sua landing page, e não enganado. Mas como atingir esses objetivos? 

Incluindo os seguinte elementos:

  • Proposta única: use um título atrativo e um bom copy para persuadir o usuário e levá-lo a uma única ação. 
  • Call to Action (CTA): talvez a parte mais importante da sua página. Deixe em evidência o seu botão de cta, é importante que o usuário se sinta atraído por ele. Mostre-o na página quantas vezes achar necessário. 
  • Benefícios da oferta: venda soluções e benefícios, não produtos ou serviços. Deixe claro que aquilo que você oferece irá beneficiar seu usuário. 
  • Prova social: por último, mas não menos importante, o que estão falando da sua marca ou de seus produtos? As pessoas sentem mais confiança em finalizar compras quando ouvem a opinião de outras pessoas que já adquiriram o produto ou serviço. Por isso traga e evidencie os feedbacks recebidos.

Para entender sobre pilares da comunicação e aplicar na construção da landing page, vem conferir esse vídeo:

Estratégia de marca e comunicação

Agora, empresária, você já está pronta para incluir a landing page na estratégia da sua marca.  E se ainda ficou alguma dúvida sobre o processo, entre em contato conosco que a Equipe da Madame está pronta para te ajudar!