Para começar, vamos entender o que é uma métrica? As métricas de marketing são indicadores utilizados para medir os resultados das ações e campanhas implementadas nos canais de comunicação.

E a pergunta de ouro é: você sabe quais as mais importantes para acompanhar todos os dias ou até mesmo semanalmente para medir os resultados da sua empresa?

Métricas: o que representam?

Esse é um dos primeiros passos para que uma marca consiga elaborar planos, ações e estratégias para mensurar o sucesso de uma campanha, de um conteúdo e até mesmo de uma imagem.

Com isso, nada de achismo, e sim fatos que comprovem como a audiência tem visto o marketing da sua empresa e te orienta a tomar decisões assertivas.

Métricas sociais

As métricas sociais se relacionam com os objetivos da marca nas redes sociais. Cada empresa tem sua motivação para desenvolver conteúdos nesses canais e, de acordo com cada uma delas, diferentes metas serão analisadas.

Os principais dados observados nas métricas sociais são:

Alcance

É uma métrica visível em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Nós a consideramos como uma meta base, pois conseguimos checar quantas pessoas estão recebendo cada conteúdo divulgado;

Engajamento

Podemos ler essa métrica, basicamente, como a soma de quem comenta, curte, compartilha ou clica nas postagens. Esse número sempre será menor do que o de visualizações do conteúdo. É uma informação importante para o aprimoramento das estratégias de marketing;

Seguidores

Referimos aos seguidores das redes sociais como o volume de pessoas que destaca o seu interesse em acompanhar as suas publicações. Muitas vezes, esse é um fator que atrai o público para a página. Porém, lembre-se de que ter seguidores não significa que todos irão ver o seu conteúdo.

Se você observar, uma depende da outra para que as redes sociais tenham sucesso, por isso você deve ficar de olho:

Alcance, ele sempre deve estar aumentando.

Levando em conta o atual cenário das redes sociais, impulsionar as publicações é importante para que o seu conteúdo tenha relevância.

Mão com celular, olhando métricas e resultados digitais.

Métricas de negócio

Essas são as métricas que leva em conta as suas vendas, ou seja, com base no que tem de resultados nas redes sociais é que você vai impactar as métricas de negócio.

Quais são elas, afinal?

  • Pedidos de orçamento;
  • Recorrência de compra;
  • Ticket médio;
  • Valor total de vendas;
  • Quantidade de vendas;
  • Renovações de contrato.

O sucesso de um negócio está relacionado com os fatores que vão além da divulgação, como preço, retorno sobre o investimento, produto, entre outros.

Conclusão

Busque acompanhar e fazer uma análise das suas métricas para poder verificar o que vale continuar sendo uma estratégia e o que pode ser trocado, somente assim você consegue ser efetiva e entregar um conteúdo de qualidade para sua audiência.

Se você tem dúvidas de como analisar as métricas, deixe o seu comentário aqui.