Existe diferença entre metas e objetivos, como expliquei nesse artigo, e diante disso, é preciso estabelecer metas para a sua empresa para alcançar e ter sucesso de forma efetiva.
Você costuma se imaginar daqui a cinco ou dez anos? Pensa em algo que deseja fazer daqui a seis meses? Ou talvez esteja preocupado com as tarefas que precisa concluir amanhã? Para que isso se realize, dos menores aos maiores compromissos, é preciso saber como definir metas.
Em níveis diferentes, todos os dias, precisamos estabelecer metas e, logo em seguida, começar a trabalhar para alcançá-las. O simples fato de concluir uma tarefa do seu dia de trabalho é a concretização de sucesso em determinada meta, por exemplo, aumentar suas vendas diárias.
A questão é que, dependendo de como essa definição é feita, se torna praticamente impossível transformar em realidade o que foi planejado. É aí que muitas pessoas qualificadas se frustram.
O que são metas?
Metas são quantificações específicas de algo que queremos alcançar. No geral, elas fazem parte de um objetivo, mas são mais precisas e podem estar relacionadas a qualquer coisa.
As especificidades das metas
Segundo a Rock Content, antes de saber como definir metas, é fundamental saber que ela é uma ideia muito mais concisa e, até mesmo, rigorosa. Isso acontece porque, quando falamos delas, a proposta é sempre trabalhar com uma realização muito clara, que deverá acontecer em um período específico. Além disso, os recursos necessários para alcançar essa meta devem também estar bem definidos.
Como definir metas?
Definir uma meta não significa que ela será atingida, mas facilita pensar nas ações de quais passos precisam ser dados para que você conquiste o que deseja com o seu negócio.
Por isso, siga esses passos:
1. As metas precisam ser importantes
Para cumprir a meta, você precisa estar motivada e para isso, é fundamental que ela seja importante para a sua empresa de forma que as ações práticas e racionais sejam concluídas no prazo estipulado.
2. Crie prioridades
Como o prazo é limitado, o foco também precisa ser. Por isso, defina o que é mais importante e merece a sua atenção no momento.
Você pode ter metas em paralelo, com objetivos diferentes e por isso, criar prioridades é fundamental para que consiga saber qual é a mais relevante no momento, ou ainda que tem mais ações para que ela seja concluída.
3. Escolha quais podem ser trabalhadas
Estabeleça metas que você pode começar a buscar desde já. Uma meta com a qual você só poderá começar daqui a um bom tempo tem outro nome: sonho.
O alerta, aqui, é para que você não se prenda demais a ideais que você não pode se empenhar no momento, e eles vão roubar sua atenção das possibilidades que estão ao seu alcance.
4. Tenha um plano de ação
O plano de ação é o seu mapa de como irá concretizar suas metas. Por exemplo, como você quer melhorar sua comunicação, como criar novas estratégias de marketing no negócio e muitas outras.
Para isso, liste todas e desenhe quais práticas precisa colocar em ação para trilhar esse caminho.
5. Tenha metas realistas
De nada adianta traçar uma meta que será impossível de realizar. Foque na sua realidade, no que tem em mãos hoje e quais esforços são necessários.
Isso não quer dizer que você está limitando a meta, e sim que você tem um caminho viável, para depois traçar outra ainda maior para se dedicar com um prazo maior.
Segundo psicólogos e coaches, o grande risco em definir metas muito difíceis de alcançar é a frustração. Isso pode ser um fator prejudicial à sua confiança e autoestima. Falhar, muitas vezes, é consequência de metas pouco realistas, e nada tem a ver com sua capacidade.
6. Cronograma de ações
Depois de definir suas metas, coloque um prazo nas ações como, por exemplo, 2 meses para finalizar.
Com ele é possível distribuir os esforços e organizar o seu tempo para, de maneira equilibrada, visualizar cada passo dado na conquista dessa meta.
Por que definir metas na sua empresa?
Primeiro de tudo para que você saiba o que realmente é importante no seu negócio e quais caminhos quer seguir. Além disso, com metas desenhadas, você possibilita manter o foco, ter um trabalho mais estratégico e ter um desenvolvimento gradual do que realmente importa.
Você não quer ver seu negócio afundar, correto? Definir metas irá te auxiliar a encontrar o caminho ideal para o seu sucesso!
Preparada para definir e alcançar seus objetivos? Me conta aqui nos comentários.
2 pensamentos em “6 passos para definir metas”
Super legal. Precisamos mesmo classificar as metas e visualizar os passos dados!
Tais, fico feliz que tenha gostado do artigo.
É isso, definir as metas conforme os objetivos, colocar em ação e mensurar cada uma.
Senão não há crescimento na empresa de forma estratégica.