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Planejamento e gestão de conteúdos, nessa era cada vez mais digital, é um divisor de águas para negócios que buscam se destacar com qualidade e assertividade.

O planejamento é responsável por decidir o que está sendo promovido, para quem e quais são os objetivos desta promoção. E a gestão é o que garante que isso seja feito com sucesso.

Segundo Rafael Rez, fundador da Web Estratégica Consultoria e da Nova Escola de Marketing, os maiores desafios são:

  • Os consumidores estão cada vez mais “vacinados” contra e-Books e downloads, fugindo das ofertas mais tradicionais;
  • As empresas estão muito focadas no curto prazo, precisando de resultados rápidos, enquanto uma estratégia de conteúdo leva mais tempo para surtir efeito e trazer números;
  • Vivemos em uma época com muita tecnologia envolvida nas ações de marketing, o que aumenta constantemente a complexidade do ambiente digital;
  • Por fim, muitas empresas querem estratégias completíssimas, o “premium gourmet”, mas não se preocupam em garantir o básico bem feito.

6 etapas para seguir no planejamento e gestão de conteúdos

1. Estratégia e objetivos

É preciso saber o caminho que se quer seguir com a estratégia de marketing, e para isso a técnica SMART é ótima para ser aplicada no negócio para trazer clareza do produto ou serviço e como a comunicação será um pilar para que as vendas aconteçam.

2. Público real

Entender qual é o público e quais são suas necessidades é fundamental para ter um planejamento e gestão alinhados com o que essas pessoas buscam.

Lembre-se que as marcas que querem falar para todo mundo, acabam não falando com ninguém.

3. Jornada do cliente

Nessa etapa, é preciso saber qual a jornada que o seu público precisa percorrer para chegar na oferta do seu produto ou serviço e realmente efetivar a compra.

Por isso, faça um levantamento e, se preciso, converse com quem já comprou do negócio para entender o que influencia na decisão de compra e quais os caminhos que percorreu até chegar na venda.

4. Produção de conteúdos

O seu conteúdo precisa ser de qualidade e de valor para o público, por isso quanto mais clareza tiver das necessidades, melhor será a sua produção de conteúdos, independente do formato.

Para que isso aconteça:

  • Liste ideias e temas;
  • Selecione os melhores formatos;
  • Defina os canais de compartilhamento;
  • Desenvolva o conteúdo com clareza e objetividade;
  • Tenha uma comunicação humanizada;
  • Use CTAs (call to action) estratégicas.

Lembre-se que todos buscamos resolver problemas e desafios encontrados, por isso o seu conteúdo precisa mostrar benefícios e ajudar nesse processo de resolução.

5. Calendário Editorial

Você precisa organizar seus conteúdos, para poder produzir. Tenha foco total na qualidade e deixe a quantidade de lado, para que consiga realmente produzir algo de valor e relevante para o público.

6. Mensure resultados

Nenhuma estratégia de planejamento e gestão de conteúdo é válida, se você não mensurar os resultados.

Para isso, crie uma planilha simples, ou use ferramentas disponíveis, para computar os dados como por exemplo: conversões, engajamento, pedidos de proposta, ou envio de produtos disponíveis para avaliar como o conteúdo está guiando o público para realizar a compra.

Constante evolução para funcionar no planejamento e gestão de conteúdos

O planejamento e a gestão de conteúdo precisam ser flexíveis e ser baseados nos dados das análises, para que realmente consiga impulsionar os resultados. Dessa forma, estar em constante evolução é fundamental para que funcione no negócio e realmente tenha um marketing de conteúdo bem-sucedido.