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O planejamento de marketing digital é uma etapa da estratégia que determina ações para serem realizadas nos canais digitais da empresa. Envolve a divulgação da marca, produto, serviço e tudo que for trazer relevância para o público para que ele tome a decisão de comprar.

Como fazer um planejamento de marketing digital?

Para elaborar o planejamento, é preciso fazer:

  • Pesquisa: traçar objetivos e oportunidades de mercado para saber quais as ações que trarão resultados;
  • Plano de ação: desenhar quais serão os canais a serem trabalhados, para que os objetivos se concretizem;
  • Redes sociais: com os canais selecionados, é preciso avaliar qual tipo de conteúdo se encaixa com cada um deles e ter uma linguagem adequada;
  • Cronograma: montar um cronograma para distribuir conteúdos online de acordo com o perfil do público e o segmento do negócio;
  • Monitoramento: acompanhar os resultados, seja no site, redes sociais, compra de produtos para que consiga avaliar se as ações estão realmente trazendo resultados.

5 erros que destroem a estratégia

Muitas empresas, independente do tamanho, cometem esses erros na hora de colocar em prática o planejamento de marketing digital e separei para que você possa evitar.

1. Ignorar o público-alvo

Uma empresa não vende para si mesmo, por isso é preciso definir o público e falar conforme as necessidades e transformações que buscam.

Uma comunicação eficiente não é para todo mundo e sim para um tipo de consumidor, que realmente está interessado no conteúdo e no produto ou serviço que a empresa vende.

2. Apostar em somente um caminho

Nunca deposite os ovos em uma cesta só, você deve avaliar quais são os canais de comunicação que o seu público usa e com isso criar conteúdo voltado para os benefícios que ele busca.

O grande segredo é planejar um conteúdo para cada canal que você pode falar com essas pessoas e divulgar seu posicionamento, vantagens e transformações.

Você precisa fazer com que eles desejem o seu produto.

3. Ter frequência de postagens e conteúdos 

Nada adianta produzir conteúdo e compartilhar quando bem entender. Considere a frequência dentro da estratégia para organizar a sua comunicação com inteligência e também quando eles terão maior alcance com seus consumidores.

4. Deixar de lado os resultados

Toda ação precisa ser medida e acompanhada, no digital não é diferente. Por isso, dentro do seu planejamento de marketing digital você precisa mensurar os resultados sem achismos, dando relevância aos dados.

São métricas que permitem que você acompanhe o alcance, engajamento, retorno de um investimento, taxas de conversão, interação e outras para avaliar se as ações estão sendo positivas para o negócio.

5. Não ter objetivos relacionados ao mercado

Suas metas precisam ser claras dentro do seu planejamento de marketing, por isso avalie o mercado, faça uma pesquisa e analise sua concorrência para identificar oportunidades para sua comunicação.

Tenha um plano de marketing digital eficiente

Para ter um plano de marketing eficiente, seja realista com o negócio e considere as variáveis dos concorrentes, da economia, do mercado interno e externo que podem afetar suas estratégias.

Quando uma empresa ignora o mercado, ela deixa de explorar possibilidades do marketing digital que poderiam trazer ótimos resultados, como as que imitam outras marcas sem analisar o próprio negócio, assim,  estão jogando tempo e dinheiro no lixo, porque não consideram todos os pontos importantes do público e claro, da própria empresa.

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