Vamos começar entendendo que o tom de voz da marca é a personalidade que a sua empresa expressa por meio dos canais de comunicação. Ele precisa permanecer consistente no site, nos perfis das redes sociais, e-mails, descrições de produtos e em todos os lugares que utiliza para interagir com seus clientes.
Definição de tom de voz
Você deve pensar que é a comunicação da sua empresa, ou seja, os diálogos e o relacionamento que você cria com o seu público.
Expressões, gírias, características próprias, frases marcantes, slogan e outros que são exclusivos da sua marca e demonstram a autenticidade do negócio ao se comunicar.
Tom de voz: como construir?
Para personificar a sua marca, nada melhor do que pensar se você efetivamente vai ser a figura central ou se terá um personagem fictício. Te oriento a ser a figura central e facilitar esse processo.
Segundo, Camila Renaux, consultora, professora e palestrante, faça perguntas como:
- É tímida ou extrovertida?
- Como dá Oi?
- Como se despede?
- Fala no plural, usando o nós ou no singular, em primeira pessoa?
- Que termos costuma usar?
- Quais termos não usa?
- Existe alguma marca que tem uma personalidade semelhante à nossa?
Evolução da personalidade
Depois de construir o tom de voz da sua marca, saiba que a tendência é que essa personalidade evolua e amadureça cada vez mais. Você vai se relacionar de forma cada vez mais pessoal e criar uma comunicação única do seu negócio.
Voz da marca
A voz de uma marca é a declaração de missão. É um adjetivo como: positiva, animada, feliz, engraçada.
Tom da marca
Já o tom é a aplicação dessa missão. É individual na conversa e nas interações que a empresa faz, como: útil, informativo, claro, direcionado.
E agora?
Para construir o tom de voz da sua marca, busque olhar os objetivos do seu negócio como se fosse uma pessoa, assim você consegue criar uma conexão única com seu público.
E por fim, alinhe isso com os conteúdos para organizar seu planejamento e ter resultados mais eficazes.