mulher sentada notebook para produção de conteúdos

10 tipos de conteúdos para a comunicação digital

Você utiliza marketing no seu negócio e tem dificuldade para criar conteúdos criativos e que engajem? Sabemos que está cada vez mais difícil produzir conteúdos originais e que não morram depois de alguns minutos nos feed infinitos e separamos 10 tipos de conteúdos para o digital. 

Além disso, parece que sempre consumimos a mesma coisa, posts parecidos, com as mesmas dicas, mesmos formatos, mesmos conteúdos… É difícil trabalhar com autenticidade quando já estamos imersos nesse mundo. 

Mas com a estratégia correta, posts criativos e que engajem com a sua marca são perfeitamente possíveis. Vamos te mostrar até o fim deste artigo, os 10 tipos de conteúdos para a comunicação digital.

A estratégia é a chave para todo conteúdo

Antes de pensar em qualquer tipo de conteúdo, é necessário ter uma estratégia de marketing digital que seja boa, clara e que trace caminhos até o objetivo do seu negócio. Sem uma boa estratégia é impossível fazer qualquer coisa relacionada a conteúdo.

Isso porque é a estratégia que vai determinar suas metas para atingir o objetivo do seu negócio (objetivo de negócio é diferente de meta! Cuidado), é ela que vai determinar como trabalhar, como criar conteúdo, quem é sua persona, quais são os melhores canais para utilizar, assim como o planejamento de todo o conteúdo. 

Assim, para conseguir criar tipos de conteúdos criativos, comece pela estratégia de marketing! E é importante pontuarmos que existem diversos tipos, mas quando falamos de como criar conteúdos criativos, estamos falando de estratégia de conteúdo, que deve conter:

  • Pesquisa de mercado;
  • Análise de mercado;
  • Análise do perfil;
  • Pesquisa de personas;
  • Pesquisa de concorrentes;
  • Levantamento de metas e KPI’s;
  • Definição de canais;
  • Definição de outras estratégias a utilizar (SEO, e-mail marketing, influenciadores, afiliados, remarketing etc);
  • Definição de processos;
  • Linha editorial;
  • Planejamento de conteúdo;
  • Análise de resultados.

Por que é importante utilizar uma estratégia de marketing?

Não existe receita de bolo para estratégia, cada uma deve ser única, levando em conta os objetivos do seu negócio, o que você deseja atingir e o que você tem disponível para construir seu marketing. 

Além disso, a estratégia vai salvar tempo e dinheiro da sua empresa. Veja alguns motivos que vão te convencer a começar sua estratégia hoje:

  • Menos estresse: com planejamento, a tomada de decisão se torna mais fácil, existe um padrão e processos definidos pela estratégia que evita o “apagar de incêndio” diário.
  • Menos gasto: toda decisão ruim custa dinheiro, e se você cometer muitos erros, o seu negócio é que vai acabar sentindo esse peso. Com uma estratégia definida, você já tem uma previsão de gastos e consegue monitorar para não sair do controle.
  • Decisões assertivas: Se você enxerga onde você quer chegar, os pequenos passos se tornam mais fáceis. A estratégia de conteúdo te mantém bem informada, com relatórios constantes que vão te orientar na tomada de decisão.
  • Equipe motivada: Uma equipe que tem metas claras, sabe bem os processos, vê o esforço se materializar em resultado, se mantém motivada por mais tempo e tem vontade de fazer crescer ainda mais. E isso só é possível com uma estratégia bem definida.

Agora que você já entendeu a importância da estratégia de marketing e conteúdo, vamos para a parte que você vai querer salvar: os 10 tipos de conteúdos. Preparada?

Comunicação digital com mulher gravando vídeo.

10 tipos de conteúdos para você criar sem medo

Agora nada de medo na hora de produzir conteúdo, seja em post para redes sociais ou outros canais, é importante saber os tipos de conteúdos que você tem possibilidade de criar, antes mesmo de começar sua estratégia (a famosa parte de pesquisa). Então aproveita, e já salva a lista abaixo: 

1- Conteúdo de blog

O blog não sai de moda! Ele vai ajudar muito o seu site, especialmente se você incluir aquela estratégia de SEO para te auxiliar! Então, crie sem medo conteúdos frequentes, planejados, para utilizar da melhor forma esse espaço com as publicações necessárias. 

2- Vídeo

Pode ser no Youtube, pode ser em feed, stories, Tiktok, longo ou rápido, vídeo é sempre uma ótima pedida! Entenda, esse formato permite a humanização da sua marca, retenção de conteúdo, e aproxima o seu público do seu negócio. Contudo, é preciso que você planeje também esse tipo de conteúdo, e crie roteiros claros e concisos.

3- Infográficos

Conteúdos visuais tem alta retenção! Trabalhar com infográficos é uma ótima solução para compartilhar conteúdos mais técnicos, densos ou mesmo de pesquisas e dados. Esse formato é extremamente didático e funciona para diversos públicos. Mas lembre-se de ter uma pessoa profissional de design para essa produção ficar ainda mais clara. 

4- Quiz

Quem não adora um quiz? Aquele teste de algo inteligente ou até daquela série que a gente adora? Esse tipo de conteúdo engaja muito, seja no seu perfil ou dentro do seu site. Mas não adianta utilizar para qualquer assunto, seja estratégico e saiba o momento de usar esse artifício com seu público.

5- Newsletter

Pode acreditar, o e-mail não morreu! Ele é um formato principalmente para quem já está engajado com sua marca, ou seja, não é tanto para captação de novos leads e sim para fidelizar quem já é cliente. A newsletter em si, é uma ótima forma de compartilhar as novidades da empresa, mas também conteúdos ricos sobre o assunto que você trata. E ela vai te ajudar a construir autoridade dentro do seu nicho e um bom relacionamento com sua base.

6- Listas

E quem não ama dar um “check” numa lista? Por isso esse tipo de conteúdo, especialmente para redes sociais, funciona e engaja muito o público. Além de ser de fácil produção também pode ser sobre qualquer assunto do mais sério ao mais leve. Mas cuidado para não fazer toda hora, utilize com equilíbrio e seguindo sua estratégia de tipos de conteúdos. tipo de conteúdo em listas já é bem conhecido pela sua praticidade na produção e no consumo. 

7- Tutorial

Tá focando, meninas? Todo mundo já buscou algum tutorial no Youtube, seja de maquiagem ou até para consertar uma porta. Esse tipo de conteúdo auxilia muito principalmente se você tem algum produto, você vai poder mostrar as formas de uso, para que serve etc. Utilizar vídeos dinâmicos vai ajudar esse tipo de conteúdo a chegar a mais pessoas. 

8- Entrevistas

Existe alguém referência no seu nicho? Tente entrevistas! É uma forma de trazer autoridade para seu perfil, com uma outra referência. Contudo, faça antes uma análise se esse tipo de conteúdo funciona para sua audiência..

9- UGC – User-Generated Content

O seu público pode ser o seu maior produtor de conteúdo! Acredite, o conteúdo gerado pelo usuário é extremamente valioso. Seja um depoimento, um comentário, um vídeo, dúvidas, perguntas ou até um tweet dos seus clientes podem ser utilizados e serem decisivos para captar futuros clientes indecisos.

10- Posts em série

Retenha seu público com um conteúdo em série. Esse tipo de conteúdo, quando bem construído e planejado, mantém a curiosidade e interesse do seu cliente. 

Fazer parte 1 e 2, criar um tipo de série em posts e sinalizar que terão mais. Isso são formas de trabalhar com esses tipos de conteúdos. Além disso, isso vai ajudar com que o tema seja explorado de forma eficaz e também fideliza aquele seguidor que só vê seus posts de vez em quando (afinal, ele sempre vai buscar por mais conteúdos em série).  

Crie conteúdos com assertividade

Então, agora você já viu as diversas possibilidades de 10 tipos de conteúdos, ficou fácil criar de forma original, não é? Não esqueça de desenhar uma boa estratégia antes, isso vai garantir a autenticidade e o valor do conteúdo para sua audiência. 

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