O marketing digital já é algo rotineiro para a maioria das pessoas, seja trabalhando diretamente, porque ouviu falar ou porque precisa do marketing para melhorar sua carreira. Agora, você já ouviu falar de Marketing 5.0?
A verdade é que a tecnologia muda muito o tempo todo, evolui muito, busca novos caminhos e novas soluções, assim é com o marketing digital também. Por isso, separamos neste artigo tudo sobre o marketing 5.0, conceito, como funciona, como utilizá-lo. Continue lendo até o fim!
A evolução da tecnologia e o Marketing
Telefone, internet discada, e-mail, wifi, 4G, 5G, blogs, redes sociais, inteligência artificial… Ufa! É uma montanha russa sem fim a evolução da tecnologia e do marketing. Essa dupla, quase inseparável, não para de crescer e evoluir dia após dia.
Assim como nossos hábitos, a forma com que nos relacionamos com nossa rotina, consumo de mídia, relacionamento, compras, deslocamento, ocupações, listas, músicas, televisão… Tudo mudou e o marketing acompanhou isso (ou ajudou a ditar essa mudança, mas isso é para outro texto).
Nesse desenvolvimento, o marketing também parou de se basear apenas em mídias e canais digitais, mas também em uma abordagem omnichannel (online e offline) que permite a inclusão de quem não tem acesso à internet, o que chamamos de marketing 4.0.
Ou seja, uma forma de adaptar o digital para a realidade. E agora, em um mundo pós-pandemia, precisamos de uma nova moldagem, para que o marketing se adeque a uma nova realidade. Por isso, vamos a mais alguns conceitos!
Marketing 5.0: conceito
Depois dessa viagem no tempo, só resta uma pergunta: Marketing 5.0 o que é?
Primeiramente, é necessário falarmos sobre Philip Kotler, o pai deste conceito! De acordo com ele, o marketing 5.0 é uma forma de compromisso de mostrar que a tecnologia é necessária, não apenas para comunicação, mas justamente para tomar decisões ágeis, embasadas e assertivas.
Além disso, o marketing 5.0 trabalha com a noção de atrair e entreter o cliente. E assim, não falamos apenas de criatividade, mas também de dados! Big Data. análise de dados e relatórios entram com força no hibridismo do marketing 5.0.
Marketing 5.0 tecnologia para humanidade
Em seu livro Marketing 5.0, Philip Kotler fala sobre transformação digital e evolução e traz juntamente todos os elementos que compõem o marketing 5.0, são eles:
- Marketing baseado em dados
- Marketing preditivo
- Marketing contextual
- Marketing aumentado
- Marketing ágil
Kotler defende que esses elementos são (ou devem ser) condensados dentro de uma equipe de marketing. Além disso, o marketing 5.0 tem como objetivo:
- Atingir o lado emocional do cliente
- Apoiar causas justas
- Transformar os consumidores em embaixadores das marcas
- Responsabilidade social
- Responsabilidade Ambiental
Sem pessoas no Marketing 5.0?
Enfrentamos hoje um abismo entre gerações que contrastam em suas atitudes, preferências e comportamentos. No geral, no mercado de trabalho, temos baby boomers em presidências e posições em conselho, X em cargos de liderança, os Y ocupam vagas mais táticas (e operacionais) e os Z o operacional. A dúvida então é: como as empresas podem enfrentar essa desconexão entre executivos mais velhos e os futuros gerentes mais novos?
As preocupações não são as mesmas, os gostos, a forma de trabalhar, então como dentro do marketing podemos trabalhar tudo isso junto?
Essa mudança de cultura que vem acontecendo é uma grande representatividade para as novas gerações, que o marketing é obrigado a acompanhar, sendo assim o hibridismo do marketing 5.0 trabalha com todas as outras versões(1.0; 2.0; 3.0; 4.0) e também abrange uma visão de marketing de inclusão.
Em que compreende que os clientes entendem seu valor perante as marcas e tendências e têm voz. Ou seja, devem ser levados em conta na hora de tomar decisões, levando em consideração a responsabilidade social e ambiental que as novas gerações pedem (e entendem a importância).
Exemplos de Marketing 5.0
Existem algumas empresas hoje em dia que já estão trabalhando com o marketing 5.0, de forma empírica. São eles:
- Hershey ‘s: A partir da gravidade da pandemia, eles suspenderam duas veiculações de publicidade nos EUA. As propagandas mostravam pessoas dando as mãos e se abraçando.
Esse gesto foi um sinal de sensibilidade com o seu público, demonstrando preocupação com o momento que estava acontecendo – e teve impacto direto nas vendas da época.
- Mercado Livre: Outro exemplo de empresa que aplicou o marketing 5.0 na pandemia, em que mudaram seu símbolo tradicional de aperto de mãos para um toque de cotovelos.
Esse gesto impactou o volume de compras online da plataforma, por ter sido encarado de forma extremamente positiva.
Como aplicar em uma empresa o Marketing 5.0?
Quando falamos de marketing 5.0 precisamos entender que não vamos descartar nada do que já era aplicado até então. Mas precisamos incluir 3 pontos principais: dados, público e responsabilidade social.
Ou seja, é necessário que as empresas se dediquem a:
- Converter os consumidores em embaixadores da marca;
- Utilizar dados para tomar decisões assertivas;
- Envolver o cliente por meio da inovação e tecnologia e educar a usar o produto ou serviço;
- Apoiar causas justas, demonstrando responsabilidade social e ambiental.
O Marketing 5.0 não é para sempre e com certeza vai ter atualizações, afinal, a tecnologia muda o tempo todo, mas entender como cada fase funciona vai te ajudar e muito a não ficar para trás.