4 dicas para ser autêntica e persuasiva

Quando eu era menina, nunca imaginei que eu poderia viver do que eu mais amo fazer: escrever e ensinar as pessoas a escreverem. Não sabia que eu iria me identificar tanto com o empreendedorismo e com a sororidade com as mulheres.

E que bom que eu não sabia disso, se soubesse talvez não tivesse passado pelos caminhos que precisei, para chegar até aqui.

Falo isso, porque ser autêntico requer que sejamos verdadeiras conosco. É uma busca pelo genuíno e representar quem realmente somos, demonstrando nossas qualidades e opiniões sem nos preocuparmos com o julgamento das outras pessoas. Você já se perguntou como vem falando sua verdade para o mundo?

Autenticidade e persuasão podem ser amigas?

Para falar de persuasão, não precisamos entrar no mundo dos negócios, ela é válida para tudo na vida. Porque esse tema está relacionado à forma como influenciamos as pessoas, como você convence as pessoas e vende a sua ideia, seja ela de um projeto pessoal ou profissional.

Quando somos boas em persuadir, as pessoas nos apoiam de forma que elas mesmas vendem e repassam tudo aquilo que você ‘vendeu’ para ela.

Dicas ser genuína e convencer as pessoas

1- Mostre quem realmente você é sem filtros.

Escreva o que faz sentido para você sem se preocupar com o que os outros vão achar do que você escreve. Essa é você, seja fiel ao que você construiu até aqui.

2- Seja atenciosa com as pessoas

Em uma conversa pessoal ou digital, demonstre preocupação e que realmente entende o momento que o outro vive. Mostre sua empatia para compreender e ajudar da maneira que estiver ao seu alcance.

3- Expresse o que pensa

Deixe sua voz interior falar alto, faça o que acredita que terá bons resultados para você e para as pessoas a seu redor. Não busque apenas ser aceita, busque mostrar o seu valor com confiança e segurança de que você realmente é boa no que faz.

4- Agradar os outros não é prioridade

Pessoas autênticas não buscam validação das outras pessoas. Preferem ser verdadeiras consigo mesmas. Mesmo que o que pensam e falam não seja popular e possa ser rejeitado por muitos. Para dar certo, você precisa ter autoconhecimento, para ser o que te faz feliz e quais caminhos você desenhou para caminhar.

Dessa forma, alguém que é autêntico consegue se cercar de mais gente com a mesma autenticidade. Isso, por consequência, se torna um círculo virtuoso, onde se tem liberdade para expressar ainda mais essa importante característica. 

Seja autêntico e verdadeiro. Ser autêntico é libertador. Libera do stress de emoções e sentimentos contidos. Use a seu favor e seja persuasiva em tudo o que for verbalizar ou escrever.

Mas como? Tenha convicção do que quer falar, se empodere do discurso e se explique, através da sua visão de mundo e dos seus conhecimentos, que foram adquiridos até aqui.

Se liberte para esse processo de evolução!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “4 dicas para ser autêntica e persuasiva”