Mulher Escrevendo

Conclusão: fechamento com chave de ouro

Vamos falar sobre conclusão de um texto, artigo, post e tudo mais que precisa ser finalizado?

Uma conclusão é um fechamento que deve reforçar uma ideia principal. “Concluir um texto não é repetir tudo o que foi dito com outras palavras em uma frase curta. A conclusão é o fechamento do que você desenvolveu ao longo do conteúdo e o reforço da ideia principal, podendo até contar com chamadas para reflexão e ação dos leitores”, segundo analista de marketing Gustavo Grossi da Rock Content.

Eu concordo com as palavras dele e digo ainda que uma conclusão deve ser sucinta, convincente e retomar ideia apresentada durante o texto.

Melhores formas de finalizar o seu conteúdo:

1-     Vá direto ao ponto

Não fique dando voltas e voltas, seja objetiva e sucinta. Acrescente um toque final na leitura, para que a pessoa que leu não se esqueça do que você escreveu.

2-     Ressalte a ideia principal

Mostre e reforce o motivo pelo qual você está compartilhando o conteúdo, e mencione ideias que são capazes de compor uma solução.

3-     Faça um resumo de tudo que foi dito

Se possível, apresente argumentos que você colocou no texto, esclarecendo e amarrando suas ideias.

4-     Escreva a moral da ‘história’

Qual a principal lição que o leitor deve tirar do seu texto? Coloque na conclusão, para que ele entenda o seu real motivo com o artigo que escreveu.

Conclusão estratégica

5-     Faça o leitor refletir ou agir

Coloque o leitor no contexto, ou seja, o que ele deve pensar ou fazer  quando terminar de ler o seu texto? Aqui você pode incentivá-lo a seguir suas recomendações e dicas.

6-     Evite clichês

Termos como “em resumo”, “resumindo”, “concluindo”, “sumarizando”, “por fim” e alguns similares são tão usados em conclusões que se tornaram desgastados e óbvios.

7-     Apresente soluções

Nos problemas que você apresentou durante o seu texto, você pode mostrar as soluções que acredita serem as melhores. Pode elencar também os prováveis resultados, para determinadas atitudes que o leitor realize após a leitura do seu texto.

Esse texto de hoje completa o conteúdo do mês de setembro, onde falei sobre começo, meio e fim de um artigo. Que você pode consultar e criar os seus textos de forma direcionada e ao mesmo tempo objetiva, para que o leitor entenda o que você quer compartilhar com ele.Indico a leitura do Guia definitivo do texto perfeito  da Rock Content.

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