A jornada do herói: aprenda como funciona nos conteúdos

A Jornada do Herói é um arquétipo narrativo comum ou modelo de história, que envolve um herói que sai para uma aventura, aprende uma lição, conquista uma vitória com esse novo conhecimento e depois volta para casa transformado.

Em O Herói de Mil Faces (1949), Joseph Campbell, professor de literatura no Sarah Lawrence College, desenvolve sua teoria de que todas as narrativas mitológicas compartilham a mesma estrutura básica.

O modelo da Jornada do Herói de Campbell

A Jornada do Herói pode ser resumida em 3 etapas essenciais:

  1. a partida: o herói deixa o mundo familiar para trás;
  2. a iniciação: o herói aprende a navegar pelo mundo não familiar;
  3. o retorno: o herói volta para o mundo familiar.

Vamos entender cada uma delas:

A partida

Normalmente, o herói não se sente totalmente seguro para seguir esse chamado — essa fase é conhecida como a “recusa do chamado” —, mas depois é ajudado por uma figura mentora, que dá a ele conselhos e o convence a seguir em frente.

A iniciação

Aqui o herói começa a enfrentar uma série de tarefas até atingir o clímax da história — o principal obstáculo ou inimigo, colocando em prática tudo que aprendeu em sua jornada para buscar superar o obstáculo.

O autor, Campbell, fala sobre o herói alcançar algum tipo de prêmio por seus problemas — isso pode ser um símbolo físico, um “elixir”, ou apenas a boa e velha sabedoria (ou ambos).

O retorno

Com sua jornada concluída, o herói já se sente pronto para voltar ao seu mundo, compreendendo toda a transformação que vivenciou e se aventurou.

Quem pode ser o herói?

Nem sempre o herói é uma pessoa, você pode criar outros vieses no seu negócio através da comunicação, podendo ser:

  • Você
  • A sua marca
  • O seu produto
  • Os seus clientes
  • Os seus parceiros
  • O mercado

Jornada do herói nos conteúdos

Você pode usar para contar histórias da sua marca associadas às narrativas, deixando seu consumidor envolvido.

Use filmes, artigos, podcasts e outras histórias que vivenciou ou leu para readequar ao seu negócio e compartilhar com a sua audiência.

Aplique em seus conteúdos com estratégia, ou seja, alinhada com o posicionamento do seu negócio para ganhar a atenção dos seus clientes com assertividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *