Livro aberto com luzes e ideias

Brand Storytelling: narrativa em torno da marca

Brand storytelling é a criação de narrativas para comunicar a identidade da marca e se conectar emocionalmente com seu público.

A história da marca é um dos pilares do branding. É feita de tudo o que ela é, tudo o que faz e por que existe. Ela engloba todas as definições da construção da marca, como a personalidade, o propósito, os valores, a cultura, a missão e a visão.

Como funciona o Brand Storytelling?

O brand storytelling abrange não só como a marca chegou até aqui, mas também o que está fazendo para chegar aonde deseja.

Dessa forma, cria uma narrativa com os elementos e as técnicas da contação de histórias, para falar de uma maneira envolvente sobre as suas origens, a sua trajetória e os valores que guiaram suas escolhas.

Quais os benefícios?

Reunir em uma narrativa em torno da marca mostra as emoções, valores, atributos e propósitos da empresa e leva a benefícios, como:

  • Engajamento dos consumidores;
  • Humanização da marca;
  • Gera conexão emocional;
  • Aumenta a atratividade da marca.

Como fazer brand storytelling na prática?

Debbie Williams, em artigo para o Content Marketing Institute, propõe seis perguntas para encontrar o cerne da narrativa do brand storytelling. São elas:

  1. Qual é o propósito da marca?
  2. Qual é a história da marca?
  3. Quem são seus personagens principais?
  4. Qual é a missão e a visão da empresa?
  5. Quais foram as suas falhas?
  6. Onde estão suas lacunas?

Por isso, aplique o brand storytelling com tudo que tem no seu negócio, para mostrar o que enfrentou para chegar até aqui, como construiu sua empresa, quais são seus clientes ideais e como realizar tudo isso através dos seus produtos e serviços.

Reforce a identidade da marca focando em seus diferenciais e atributos.

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