fbpx

Nas consultorias que realizo, empreendedoras sempre me perguntam: “Melhor fazer SEO ou Inbound Marketing?” e eu respondo: “Os dois” rsrs

Mas quero abordar mais a fundo aqui, para que fique claro um pouco mais de cada estratégia, para que você consiga analisar no seu negócio e com o público que atende a melhor alternativa.

Inbound Marketing: o que é?

O inbound marketing é um conjunto de ações que busca o relacionamento com o público consumidor de uma marca. É um fluxo criado através dos conteúdos, relacionado à jornada de compra do cliente e seus níveis de consciência.

São três as etapas do funil, conhecida como topo, meio e fundo de funil e a comunicação é diferenciada em cada uma delas.

  • No topo o foco está em tirar uma dúvida, despertar a atenção, buscando a conscientização, quando o público não tem ideia do que realmente precisa.
  • No meio de funil é quando já existe um certo aprofundamento e é possível demonstrar que existem produtos e serviços para resolver o problema ou desejo da audiência.
  • O fundo de funil é quando é possível demonstrar os diferenciais, mostrando o que faz de forma bem clara para que a conversão aconteça.

Para colocar em prática o inbound é preciso:

  • Usar o marketing de conteúdo através de um blog, redes sociais ou e-mail marketing para criar conteúdos considerando cada etapa;
  • Criar call to actions que são as chamadas para ação nos conteúdos, direcionando o público no que ele precisa fazer;
  • Aumentar a interação com a marca, com o uso de conteúdos com SEO no site do negócio, como um infográfico ou e-book para reunir informações do público interessado e posicionar a marca.

O que é o SEO?

SEO é a otimização para as ferramentas de busca. O termo significa Search Engine Optimization, e de uma forma prática é pensar no google e como eles respondem os questionamentos que escrevemos nela em nossas buscas.

O Google, assim como outros buscadores, possuem robôs capazes de ler e avaliar os sites de acordo com o quanto são relevantes para os usuários. Diversos critérios são analisados, desde conteúdo, usabilidade e até autoridade no mercado.

Para que serve o SEO?

Empresas que trabalham para ficar bem posicionadas nos buscadores conseguem receber mais cliques para seus sites (por mais simples que eles sejam) e com isso, estão conversando com um público maior e além da rede social.

Segundo pesquisa do Backlinko, os três primeiros sites do Google recebem 30% dos visitantes e menos de 1% navega até a segunda página. Dessa forma, é preciso investir em conteúdos com qualidade, relevância e direcionados com palavras-chave para estar nas primeiras páginas.

Qual a melhor estratégia: SEO ou Inbound Marketing?

Se possível utilize as duas estratégias, o SEO no seu site ou em materiais ricos, e o inbound marketing em toda a comunicação que distribui para o seu público.

O ideal é esse, se posicionar nos mecanismos de busca e acompanhar a jornada de compra do cliente, aumentando a conversão.

Elas são complementares e podem caminhar juntas para uma comunicação muito mais assertiva da sua empresa.

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários.