O marketing personalizado é aquele que valoriza a experiência da audiência e se aproxima do público, através de hábitos e comportamentos encantando os consumidores e assim aumentando as conversões.
O que é o marketing personalizado?
Essa é uma estratégia que ganhou lugar depois que o marketing de massa começou a diminuir com a mudança de comportamento do usuário ao longo dos anos.
Dessa forma, o marketing personalizado ganhou espaço e se comunica com a audiência por meio de personalização de produtos, serviços, experiências e, claro, conteúdos.
Um grande exemplo é a Netflix que, a partir de um padrão de consumo de filmes e séries, personaliza a entrega conforme as preferências de cada usuário. O objetivo é estar cada vez mais próximo do consumidor e assim utilizar uma abordagem diferenciada através de seus interesses.
Qual a base do marketing personalizado?
A base do marketing personalizado são os dados. São eles que informam os gostos, hábitos, interesses e comportamentos dos usuários.
São dados coletados enquanto se navega na internet, acessa sites, lojas virtuais, links em e-mails, como também interação nas redes sociais.
Marcas que fazem o marketing personalizado com maestria
Netflix
Como apresentei, a Netflix faz uso do marketing personalizado através dos interesses individuais de cada usuário. Ela desenvolveu um completo algoritmo que personaliza as recomendações para cada usuário e ainda ordena os títulos conforme as suas preferências. Segundo a própria Netflix, o algoritmo considera dados como:
- As interações do usuário com a plataforma (como o que você assistiu e que nota deu a outros títulos);
- As interações de outros assinantes com gostos similares e preferências sobre a plataforma;
- As informações sobre os títulos, como gênero, categorias, atores, ano de lançamento etc.
A partir das recomendações da Netflix, o usuário pode inserir títulos na sua lista, o que também ajuda a personalizar o uso da plataforma.
Amazon
A Amazon é uma empresa que usa os dados dos usuários para melhorar a experiência de compra e ainda aumentar o desejo de compra.
Por exemplo, se o item baixou de preço, se foi lançada uma nova versão do produto, se há novidades no departamento que você pesquisou ou se a Amazon só quer te lembrar que o produto ainda está lá, você vai receber um aviso.
Spotify
O Spotify também tem um algoritmo que analisa toda movimentação das contas, fazendo assim, recomendações nas “Descobertas da Semana”, nos “Programas que talvez você curta” e outras seções personalizadas.
A medida que cada usuário ouve uma música e salva em suas playlists, o algoritmo do Spotify desenvolve o seu perfil de interesses. Essa informação é combinada com os interesses de outros milhares de usuários com gostos parecidos, para, então, gerar sugestões de músicas que você ainda não ouviu, mas provavelmente vai gostar.
Como aplicar conteúdos no marketing personalizado no seu negócio?
Com clareza dos interesses e necessidades da sua persona (cliente ideal) você pode personalizar seus conteúdos contando histórias, mostrando os diferenciais do seu negócio, humanizando e interagindo com seu público.
Faça através de conteúdos nas redes sociais em formato de texto e vídeo, como também conteúdos no blog para maior aprofundamento e aprendizado dos seus clientes.
Se diferencie dos seus concorrentes por meio do marketing personalizado e com estratégia.
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