Em um novo estudo promovido pela Kantar, uma marca “significativamente diferente”, de acordo com os consumidores, consegue se difundir até cinco vezes mais no mercado que as demais e também tem uma vantagem competitiva de crescimento real nos próximos dois anos. Saiba quais seriam esses aceleradores de crescimento.
E como alcançar essa diferenciação?
Para responder essa pergunta, vamos olhar para o estudo Blueprint for Brand Growth da Kantar e analisar os índices retirados do Worldpanel, que compila dados de compra no mundo todo. Na verdade, a pergunta que a Kantar fez foi:
“Como os profissionais de marketing podem impulsionar o crescimento de uma marca?”
Milton Souza, CEO da divisão de Insights da Kantar, afirma que tudo começa pela conexão emocional da publicidade. Usando otimizadores (aceleradores de crescimento) é possível criar um ambiente adequado para a fidelização da marca com os consumidores.
Fato é que o marketing no mundo todo está sendo atualizado, seja o B2B ou B2C. Se você quer investir no marketing B2B, confira este artigo completo que produzi sobre um estudo do LinkedIn que fala sobre o futuro das lideranças nesse setor.
Agora, vamos falar dos aceleradores de crescimento para que as marcas se tornem diferenciadas e fidelizadas pelo público.
Disponibilidade mental do consumidor
Sabemos que os aceleradores de crescimento são uma estratégia muito importante, mas para conseguir chamar a atenção do seu público há um elemento crucial: a criatividade.
Conseguir unir publicidade, criatividade e experiência única faz com que a própria marca entenda os desejos do público e crie uma conexão real com o cliente, seja vendendo um produto ou serviço.
Mas fazer isso não é simples, entenda aqui porque imaginar é importante – e necessário:
A pesquisa traz que quando há essa disponibilidade mental aliada à criatividade e uma boa experiência, a participação de volume de compra pode aumentar até nove vezes, tendo um preço médio duas vezes maior e uma probabilidade quatro vezes maior de participação crescente.
Presença adequada e estratégica
Para conseguir cumprir com as expectativas dos consumidores (não, não é só a geração Z que consome marcas on-line), é necessário um olhar estratégico e uma presença adequada nos canais de comunicação e venda do produto ou serviço.
Se quiser acelerar o crescimento e se diferenciar, é necessário otimizar a distribuição, trazer mais variedade de produtos que casem com o público da marca e ajustar a necessidade de promoções para fidelização. Faça toda a jornada do cliente, completa! Isso pode aumentar em sete vezes os compradores.
Ambidestria corporativa – mantenha seu lugar, mas consiga novos espaços
Criar novos produtos ou melhorar os já existentes é imprescindível. Inove e desenvolva novas motivações, serviços e categorias que tangenciam o produto/serviço principal. Tudo isso alinhado pode promover um aumento de 17% na receita total.
Jornada do cliente otimizada
Construa uma jornada do cliente que fidelize sua marca, impulsione as vendas e, claro, satisfaça o cliente. Alguns pontos que te ajudam a fazer isso:
- Atendimento personalizado: treine sua equipe para oferecer um atendimento ágil, eficiente e personalizado.
- Comunicação clara e transparente: mantenha os clientes informados sobre o status de suas solicitações e pedidos.
- Gerencie as expectativas: seja realista sobre o que sua empresa pode oferecer e evite prometer o que não pode cumprir.
- Analise as críticas: use as críticas construtivas para identificar áreas de melhoria e implementar mudanças.
- Demonstre que você se importa: responda aos feedbacks e mostre aos clientes que suas opiniões são valiosas.
Mais estratégia de venda (e de consumo) consciente
Mesmo com as diferentes demandas de cada público, quando analisamos os aceleradores de crescimento, ao vendermos um produto ou serviço, a construção de confiança com o cliente é a base para o sucesso. E isso passa por um processo de conexão real com o consumidor.
Tornar essa troca empática e personalizada são dois dos diversos pontos que devem ser elaborados. Além de ser primordial ter bem fundamentado as próprias bases de comunicação, com transparência e conexão constante com o público. Tanto a venda quanto o consumo (seja de estudos da concorrência e dos hábitos dos clientes) devem ser conscientes. Você já pensou nisso?
Que tal desenvolver melhor a marca e a sua liderança dentro do mundo do marketing e da comunicação estratégica?
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