O alcance orgânico é o que faz o seu conteúdo chegar a cada vez mais pessoas sem ter investido dinheiro em uma plataforma. Ele é referente à quantidade de pessoas que viram aquele conteúdo pelo menos uma vez. Essa métrica pode ser paga para aumentar ou gerada organicamente por meio de uma série de ações.

Na última atualização do Facebook, por exemplo, o alcance orgânico passou a ser contado a partir dos posts que os usuários realmente viam. Antes disso, a rede considerava simplesmente o conteúdo que aparece na timeline. Às vezes, o post estava no feed de notícias, mas a pessoa não chegava a rolar tanto a página a ponto de vê-lo. Essa mudança de definição já foi suficiente para diminuir as métricas de alcance orgânico de diversas páginas.

Alcance orgânico e o por que é tão importante – principalmente para marcas?

Além de não gerar custos, o alcance orgânico traz outros benefícios para a sua marca, como mais credibilidade e ainda mais engajamento do público. Aparecendo de forma orgânica, o usuário entende que o conteúdo foi sugerido pelos algoritmos como a melhor solução. Sendo, de fato, a solução para a dor do cliente, é esperado que ele se envolva. A tendência é que ele curta, compartilhe e indique o serviço.

5 dicas para aumentar o alcance orgânico

1. Faça perguntas

Ao criar uma conversa, você se aproxima do seu público, descobre novas possibilidades de interação e amplia o seu alcance orgânico.

Exemplos:

Pergunta divertida:

  • Se você pudesse sair correndo agora, para onde iria?
  • Qual foi a maior “saia justa” que você já passou com um cliente?

Pergunta com verdadeiro ou falso:

  • A seleção brasileira de futebol nunca perdeu uma eliminatória. Verdadeiro ou Falso?
  • Philip Kotler começou a lecionar Marketing em 1962. Verdadeiro ou Falso?

2. Use imagens

Imagens reforçam sua identidade de marca e ajudam muito no relacionamento com o usuário. 

3. Postagem na hora certa

O digital tem picos de audiência e pegar carona, com o foco no seu público, é uma boa oportunidade.

Analise as métricas da rede social escolhida e faça testes para encontrar o horário que a sua audiência está mais ativa e online.

4. Frequência de postagens

Uma ou duas vezes por dia garante um engajamento de até 40% maior que três postagens no mesmo período. Isso mostra que qualidade é melhor que quantidade em postagens.

Por isso, mantenha a constância e traga novidades.

5. Faça uso de vídeos

Vídeos geram muito mais engajamento e alcance que postagens com apenas textos. Não há necessidade de grandes produções, mas cuidados básicos com a gravação, conteúdo, roteiro e criatividade são fundamentais para um maior alcance.

Para gravar, lembre-se desses pontos:

  • Vídeos curtos;
  • Impacto logo no início (primeiros segundos);
  • Se possível, suba direto pela rede social escolhida;
  • Use o final do tempo para convidar para acompanhar sua marca e ir para outros canais.

Analise os resultados

Se você posta uma publicação e logo nos primeiros minutos ela tem diversas interações, as plataformas entendem que ela é relevante. Por isso, é importante saber quando seu público está rolando a timeline, prontos para salvar, compartilhar, comentar e dar likes no seu conteúdo.

Lembrando que o alcance orgânico não dispensa o pago. Eles podem caminhar juntos e o investimento financeiro acontecer quando o seu negócio tem uma novidade, um novo lançamento ou uma coleção, por exemplo.

As redes sociais e o digital como um todo estão diminuindo cada vez mais o alcance orgânico, privilegiando os anúncios pagos e as comunidades. Por isso, preze pela qualidade para ter melhor experiência da audiência e falar com quem realmente está disposto a comprar algo da sua empresa.

Se tiver dúvidas, deixe nos comentários.