fbpx

Quando eu era mais nova, eu vivia me perguntando como eu poderia ser mais criativa e escrever textos de forma mais leve. Com o passar de alguns anos, percebi que a criatividade está dentro de nós e eu nunca me considerei uma pessoa criativa, sempre me pautei que eu era movida muito mais pela razão e por isso usar esse tipo de escrita era um desafio.

Hoje tenho a certeza que podemos desenvolver essa habilidade dentro de nós. Eu consegui quando entendi que já estava aqui em mim, bastava colocar em prática para passar a ser um hábito.

O que é?

A escrita criativa está englobada na produção de conteúdos, de forma que o leitor se prenda na leitura do seu texto e acompanhe você e sua marca.

Deixar formas engessadas para trás e criar textos com um enredo cativante. Quando usada nos negócios, você consegue se colocar em destaque no meio do oceano.

Como desenvolver?

Separei alguns passos que facilita no desenvolvimento da escrita criativa:

1-      Defina os objetivos

Crie uma proposta sobre o seu conteúdo. Pense no que e em quem você quer alcançar com o seu texto.

2-      Crie um repertório

Liste seus conhecimentos, histórias, análises, livros e tudo mais que tiver na sua bagagem, que você poderá compartilhar no seu negócio. Lembre-se que pessoas se conectam com pessoas.

3-      Estruture suas ideias

É preciso organização e disciplina. Coloque no papel, ou computador todos os itens que são importantes para você falar e como eles se relacionam.

Aqui é como se você criasse um esqueleto do que quer escrever no seu artigo ou post. E também você deixa claro os tópicos, para organizar em: começo, meio e fim.

4-      Não espere a inspiração

Coloque a mão na massa, faça pesquisas online, veja outros mercados, concorrentes, parceiros e não espere a inspiração chegar.

Criatividade é inspiração com concentração somadas à motivação. Por isso, corra atrás do seu momento ideal.

Escrita criativa

Dicas:

– Fale com pessoas e grupos;

– Leia sobre temas diferentes;

– Veja filmes e séries;

– Saia da sua zona de conforto e deixe fluir.

Anote suas ideias

Eu tenho um caderninho sempre comigo e anoto qualquer ideia que passa na minha cabeça, como também um bloco de anotações no celular onde posso escrever e consultar.

Cultive esse hábito e registre suas ideias, mesmo que naquele momento ela seja ilógica. Um dia ela pode fazer sentido e você produzir um conteúdo criativo  utilizando-a.

Não perca o foco

Tenha sempre em mente o seu público, a sua persona, para que seus conteúdos sejam direcionados para as necessidades deles, fazendo uso da sua experiência até o presente momento.

É assim que fazemos essa conexão com o leitor, falando o que ele quer ouvir, mas contando a sua história de forma inovadora e criativa.

Se desafie e comece a praticar agora mesmo!

Em breve trarei novidades sobre a Escrita Criativa e o workshop que estou preparando com esse assunto 😊