A sua estratégia de conteúdo não deve se apoiar apenas na criação de um cronograma, pois muitas vezes, essa é a última etapa do processo.
É preciso se atentar à maneira de distribuir o seu conteúdo, como aumentar sua audiência e também mensurar seus resultados. Por isso, separamos para você alguns pontos importantíssimos para o desenvolvimento da sua estratégia de conteúdo.
Entenda o papel da marca
Antes de você definir quais serão suas publicações, você precisa primeiramente entender qual é o papel da sua marca diante do contexto em que ela está inserida e em quais canais ela está presente.
Para isso, é importante que você tenha em mente um guia do seu conteúdo, ele irá funcionar como um complemento do seu guia de marca. Assim, você entenderá melhor a sua marca, seus objetivos, seu tom de voz e quais canais deve usar, entendendo o propósito de cada um deles e seus respectivos comportamentos dentro de cada plataforma.
Desenhe seu calendário anual/semestral
Depois de entender a base de qual é o papel da sua marca perante o público e aos canais em que ela está inserida, você deve partir para o desenho do seu calendário anual ou semestral, entendendo quais campanhas, lançamentos e projetos especiais estão previstos para o seu ano.
É nessa etapa que vamos organizar quais pautas estarão presentes em cada momento do seu planejamento.
Criação das estratégias de conteúdo
A partir dos pontos citados acima, podemos iniciar a concepção da estratégia de conteúdo. Ela pode ser mensal, bimestral ou trimestral, dependendo do contexto da marca.
Após entender quais ativações estarão presentes no período da sua estratégia, é preciso decupar cada uma delas para direcionar a ideia, o objetivo e a abordagem.
Criação do cronograma
Depois de finalizar todas essas etapas, podemos fechar a entrega com a criação do cronograma, que é aquele que direcionamos quando e em quais canais estaremos presentes em cada momento do mês.
Devemos lembrar que a estratégia é uma etapa em constante movimento, assim como as outras presentes no processo da produção de conteúdo.
Entender a complexidade dessa concepção estratégica é o que vai ajudar a torná-la mais fluida e todas as etapas passarão a andar juntas e nesse vídeo você consegue compreender quais as características de um bom conteúdo na sua estratégia:
Compartilhe conosco pelos comentários o que achou deste conteúdo! Se precisar de alguma ajuda, não hesite em entrar em contato conosco. A nossa equipe está sempre pronta para ajudar o seu negócio a crescer cada vez mais.