estratégia de conteúdos

Estratégia de conteúdo é muito mais do que um cronograma

A sua estratégia de conteúdo não deve se apoiar apenas na criação de um cronograma, pois muitas vezes, essa é a última etapa do processo.

É preciso se atentar à maneira de distribuir o seu conteúdo, como aumentar sua audiência e também mensurar seus resultados. Por isso, separamos para você alguns pontos importantíssimos para o desenvolvimento da sua estratégia de conteúdo.

Entenda o papel da marca

Antes de você definir quais serão suas publicações, você precisa primeiramente entender qual é o papel da sua marca diante do contexto em que ela está inserida e em quais canais ela está presente.

Para isso, é importante que você tenha em mente um guia do seu conteúdo, ele irá funcionar como um complemento do seu guia de marca. Assim, você entenderá melhor a sua marca, seus objetivos, seu tom de voz e quais canais deve usar, entendendo o propósito de cada um deles e seus respectivos comportamentos dentro de cada plataforma.

Desenhe seu calendário anual/semestral

Depois de entender a base de qual é o  papel da sua marca perante o público e aos canais em que ela está inserida, você deve partir para o desenho do seu calendário anual ou semestral, entendendo quais campanhas, lançamentos e projetos especiais estão previstos para o seu ano.

É nessa etapa que vamos organizar quais pautas estarão presentes em cada momento do seu planejamento.

Criação das estratégias de conteúdo

A partir dos pontos citados acima, podemos iniciar a concepção da estratégia de conteúdo. Ela pode ser mensal, bimestral ou trimestral, dependendo do contexto da marca.

Após entender quais ativações estarão presentes no período da sua estratégia, é preciso decupar cada uma delas para direcionar a ideia, o objetivo e a abordagem.

Criação do cronograma

Depois de finalizar todas essas etapas, podemos fechar a entrega com a criação do cronograma, que é aquele que direcionamos quando e em quais canais estaremos presentes em cada momento do mês.

Devemos lembrar que a estratégia é uma etapa em constante movimento, assim como as outras presentes no processo da produção de conteúdo.

Entender a complexidade dessa concepção estratégica é o que vai ajudar a torná-la mais fluida e todas as etapas passarão a andar juntas e nesse vídeo você consegue compreender quais as características de um bom conteúdo na sua estratégia:

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