chatgpt

ChatGPT: ele vai mudar o marketing?

A novidade do momento é ele: o ChatGPT, a última inovação em inteligência artificial, chegou no mercado e vem causando um alvoroço, apesar de trazer também muitas dúvidas. Então, vamos entender melhor sobre essa ferramenta, empresária.

Há muito tempo já se falava sobre as possibilidades da inteligência artificial do marketing, desde a Siri e Alexa… Mas o que muda agora? Estamos vivendo esse futuro e isso irá afetar diversas áreas! 

Uma das áreas principais que o ChatGPT afeta é o marketing, afinal, ele irá substituir os redatores e produtores de conteúdo? 

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma ferramenta de linguagem treinada para gerar textos claros e coerentes. É totalmente gratuita, mas existe também um serviço pago, que evita algumas instabilidades.

Esse software foi criado pela OpenAI, um laboratório de pesquisas  focado no desenvolvimento de inteligência artificial.

A proposta dessa ferramenta é oferecer uma experiência mais imersiva ao usuário, indo além do que hoje é oferecido por alguns assistentes virtuais, como Google Assistente, Siri e Alexa.

Além disso, o ChatGPT não se limita a apenas repassar informações ao usuário, e sim a criar textos completos em segundos, além de interagir em tempo real com o visitante.

Como utilizar o ChatGPT no marketing de conteúdo

Essa é uma pergunta chave, como podemos utilizar o ChatGPT no marketing? Será algo que vai ajudar ou atrapalhar o setor? Será funcional a longo prazo? Esses são questionamentos que ainda não se têm respostas, entretanto temos alguns caminhos pelos quais podemos olhar.

Há um tempo, quando se falava sobre conteúdo otimizado criado por máquinas para os mecanismos de busca, como o Google, existia uma ideia em senso comum de que seria algo não recomendado e até punível. Entretanto, com o aprimoramento da tecnologia, encontramos uma situação distinta.

Entende-se que quanto mais esse conteúdo gerado artificialmente for próximo a de uma pessoa, ou ainda, útil para a sociedade, melhor ele será ranqueado. E o mesmo vale para conteúdos produzidos por seres humanos. 

Isso não significa, de forma alguma, que o ChatGPT ou qualquer outra inteligência artificial irá substituir profissões ou pessoas, mas em certa medida pode ser considerado um bom aliado. 

A inteligência artificial fará parte do marketing ?

A IA já faz parte do nosso dia a dia há muito tempo, mas raramente prestamos atenção. Afinal, todo o marketing, e em especial o marketing de conteúdo,é baseado em inteligência artificial com dados, big data e armazenamento. Tudo isso passa por diferentes tipos de tecnologias que nos auxiliam, caso contrário, seria impossível trabalhar com tanta informação. 

E a verdade é que os usuários querem ter experiências cada vez mais personalizadas, para isso é necessário reter muita informação para entender o comportamento do seu cliente, e é nesse momento que a inteligência artificial pode auxiliar.

O ChatGPT e os impactos na criação de conteúdo

É preciso que entendamos, que pelo menos por hora, essa ferramenta é apenas auxiliar, e não irá acabar com nenhuma profissão existente, muito menos ser melhor do que um ser humano. 

Hoje, o ChatGPT pode apenas criar texto sem tanta precisão e técnica. Mas pode sim funcionar como um auxiliar textual, com:

+ Revisão gramatical;

+ Ideias para texto;

+ Validação de dados;

+ Organização de textos.

Além disso, é bom lembrar que por melhores que sejam os recursos, eles não conseguem realizar a criação de conteúdo de forma qualificada, podendo ocasionar erros graves, ou seja, o toque humano ainda é o melhor aspecto para um bom texto. 

Algumas formas de utilizar o chatGPT

Nós não recomendamos utilizar o ChatGPT ou nenhuma inteligência artificial sem o uso de um profissional que possa auxiliar. No primeiro caso, um bom redator pode utilizar e diminuir seu tempo de trabalho. Confira alguns exemplos de uso:

Fluxos de nutrição de e-mail

Os e-mails são uma ótima forma de você explorar o potencial da IA para produção de conteúdo. Para resumir um conteúdo rico ou então criar assuntos chamativos.

Produção de roteiros

Um bom Storytelling pode ter a mãozinha do ChatGPT e auxiliar o redator com maior velocidade no dia a dia.

Textos para bots

Se a sua marca já utiliza bots de resposta de mensagem, você pode utilizar o ChatGPT para criar mensagens personalizadas. Esse será um bom processo de triagem comercial.

Tecnologia no marketing

Agora que você entendeu, empresária, como funciona a tecnologia mais popular da atualidade, é hora de fazer um teste! Mas claro, conte com profissionais de excelência para esse teste, assim eles poderão te orientar sobre como usar para a sua marca, e ter à disposição também o ChatGPT na construção do seu conteúdo. 

Lembre-se que o ChatGPT não é capaz de criar conteúdo qualificado por conta própria. Por isso, conte sempre com sua equipe de marketing. E, se precisar de ajuda no desenvolvimento das suas estratégias digitais, pode chamar a Madame!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *