Conteúdos eficientes: 6 formatos na estratégia de comunicação

Com a estratégia de comunicação, você pode traçar muitos formatos para criar conteúdos de forma efetiva para seus clientes, e precisa saber quais são os 6 formatos de conteúdos mais eficientes.

Antes de continuar nesse artigo, você precisa saber que estar apenas nas redes sociais não é uma alternativa estratégica para negócios que querem crescer com qualidade e autenticidade em suas marcas.

Por isso, quero que saia um pouco dessa caixa e enxergue outros tipos de conteúdos que possa produzir e ter sucesso. Confere nesse vídeo como montar uma estratégia de comunicação assertiva na sua empresa

6 tipos de conteúdos eficientes

Existem diversos tipos de conteúdos que você pode aplicar na sua estratégia de comunicação e você pode trazer muita qualidade para o público, se desenhar de forma planejada.

Conheça alguns deles:

1- Blog Post

No blog é possível falar de assuntos que são relevantes para sua marca e também para o seu público, ajudando em toda a jornada de compra dos clientes.

Esse é um tipo de conteúdo que cria autoridade e aumenta o tráfego orgânico do seu site. Caso ainda não tenha um site, chegou a hora de pensar sobre isso.

Para construir você precisa considerar:

  • Trazer informações relevantes;
  • Organizar os subtítulos de forma correta;
  • Focar na escaneabilidade (SEO);
  • Criar CTAs impactantes;
  • Incluir imagens atraentes.

Para criar esses conteúdos, pense no funil de vendas da sua empresa, isto é, a atração, consideração e decisão de compra – de forma resumida – para organizar os assuntos e qual abordagem irá apresentar para a audiência.

2- Infográfico

Esse é um formato que entrega informações através de uma representação visual, com imagens, gráficos e pouco texto, facilitando o entendimento do leitor.

Você pode usar o infográfico para:

  • resumir um post do blog;
  • explicar processos complexos;
  • esclarecer resultados ou dados de pesquisas;
  • mostrar listas;
  • apresentar cronogramas;
  • fazer comparativos;
  • dar uma visão geral sobre um tema.

3- E-book

Conhecido como livro digital, o e-book deve abordar assuntos mais profundos ou ainda densos, e é muito utilizado como um guia prático pelo público.

Ele é considerado um material rico e precisa sempre trazer informações relevantes e objetivas para manter o interesse de quem está lendo. E para ficar completo, lembre-se que precisa investir em diagramação, para separar em capítulos, páginas, ter cores e imagens para engrandecer tudo que é apresentado no e-book.

4- Podcast

Muito em alta, o podcast é uma transmissão em áudio que funciona como um blog, só que faz com que as pessoas possam ouvir ao invés de ler.

A ideia é que você defina um tema central do conteúdo da marca, baseada no seu posicionamento e com isso separe em assuntos que serão abordados em cada episódio, podendo ser construído em diferentes formatos, como:

  • bate-papo;
  • entrevista;
  • gravação individual.

Lembre-se que é preciso preparação para que a gravação aconteça, contar com um editor e hospedar o conteúdo em alguma plataforma para que o público consiga ouvir.

5- Vídeos

As pessoas cada vez mais acessam vídeos e interagem, e investir nesse formato é essencial para destacar a sua empresa diante dos concorrentes.

São recursos visuais e de áudio juntos que de forma atrativa chamam a atenção do público. Você pode criar vídeos ensinando algo no youtube, como também vídeos mais curtos de entrevistas ou cases de sucesso.

6- E-mail marketing

O e-mail marketing não perdeu espaço e se tornou um conteúdo estratégico que tem a opção de criar fluxos de nutrição para fazer com que o leitor tome uma ação.

Trata-se de uma série de e-mails que entregará conteúdos complementares para acompanhar o usuário em sua jornada de compra. 

O objetivo é que, ao final, a empresa consiga a conversão do lead, que ele se torne cliente da sua empresa. 

Conteúdos na estratégia de comunicação

Esses são os formatos de conteúdos eficientes que você pode aplicar na sua estratégia de comunicação para garantir diferenciação e relevância na sua empresa.

Lembre-se que é preciso montar um planejamento para assim garantir que os melhores materiais e temas sejam abordados e entregues para o seu público.

Se você, assim como outras empresárias, quer sair na frente da concorrência e criar uma estratégia de comunicação através do Método RARO, entre em contato conosco.

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