A comunicação estratégica na prática é uma maneira de traçar caminhos, objetivos, aplicar táticas e ações eficientes para mostrar a sua empresa como a melhor escolha para o seu público ideal.
É através dela que uma marca consegue trazer informações, convencer, construir uma imagem positiva, entreter e motivar os consumidores, para que eles entendam como os produtos ou serviços que você oferta são realmente o que eles estão buscando.
Vamos entender nesse artigo como funciona e como colocar em prática.
Ações planejadas e estruturadas
A comunicação estratégica na prática, precisa de uma série de ações planejadas, que utiliza diversos formatos de linguagem e símbolos, para atingir objetivos e metas de longo prazo.
Em relação à linguagem, teremos de refletir sobre diversas características:
- mensagem;
- formato (verbal ou não-verbal);
- destinatários;
- resultado pretendido;
- como será feita;
- técnicas que podem ser aplicadas.
Já em relação aos símbolos, exploramos o que o entorno da nossa mensagem representa. O que a formatação da apresentação transmite? Qual a melhor roupa para ir a uma reunião? Que cor deve predominar nas redes sociais? Quais ícones e formas passam a minha mensagem?
Antes de seguir, confira esse vídeo sobre como montar uma estratégia de comunicação:
Passos para uma comunicação estratégica na prática
Confira os passos que você precisa construir para ter clareza e aplicar sua comunicação estratégia na prática, baseado em todo o seu posicionamento e conteúdos.
Conhecer a sua audiência
Conheça os interesses, dores e desejos do seu público, para que consiga escolher os canais certos para falar com ele e antecipar dificuldades, ao planejar a estratégia.
Ter um objetivo claro
Tenha um objetivo e defina metas para saber quais passos precisa dar para poder vender e crescer a sua empresa.
Planejar a comunicação
Crie um plano olhando o dia a dia da sua empresa e como esses momentos se transformam em conteúdos inspiradores para mostrar sua autoridade para o público.
Alinhar mensagem e linguagem visual
No planejamento, a mensagem que pretendemos transmitir e a linguagem visual são pontos-chave.
Tenha uma comunicação clara e ao mesmo tempo que se destaque dos concorrentes.
Desenvolver competências
Estude sobre storytelling e copywriting para que consiga aplicar na sua comunicação baseado nos seus objetivos de marca.
Comunicação é o pilar de qualquer negócio
Para as empresárias que deixam de lado a comunicação, elas estão perdendo oportunidades incríveis de criarem conteúdos para que a marca seja reconhecida e faça a diferença no dia a dia da audiência, dessa forma uma comunicação estratégica é o pilar central.
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