Comunicação estratégica na prática: saiba como funciona

A comunicação estratégica na prática é uma maneira de traçar caminhos, objetivos, aplicar táticas e ações eficientes para mostrar a sua empresa como a melhor escolha para o seu público ideal.

É através dela que uma marca consegue trazer informações, convencer, construir uma imagem positiva, entreter e motivar os consumidores, para que eles entendam como os produtos ou serviços que você oferta são realmente o que eles estão buscando.

Vamos entender nesse artigo como funciona e como colocar em prática.

Ações planejadas e estruturadas

A comunicação estratégica na prática, precisa de uma série de ações planejadas, que utiliza diversos formatos de linguagem e símbolos, para atingir objetivos e metas de longo prazo.

Em relação à linguagem, teremos de refletir sobre diversas características:

  • mensagem;
  • formato (verbal ou não-verbal);
  • destinatários;
  • resultado pretendido;
  • como será feita;
  • técnicas que podem ser aplicadas.

Já em relação aos símbolos, exploramos o que o entorno da nossa mensagem representa. O que a formatação da apresentação transmite? Qual a melhor roupa para ir a uma reunião? Que cor deve predominar nas redes sociais? Quais ícones e formas passam a minha mensagem?

Antes de seguir, confira esse vídeo sobre como montar uma estratégia de comunicação:

Passos para uma comunicação estratégica na prática

Confira os passos que você precisa construir para ter clareza e aplicar sua comunicação estratégia na prática, baseado em todo o seu posicionamento e conteúdos.

Conhecer a sua audiência

Conheça os interesses, dores e desejos do seu público, para que consiga escolher os canais certos para falar com ele e antecipar dificuldades, ao planejar a estratégia.

Ter um objetivo claro

Tenha um objetivo e defina metas para saber quais passos precisa dar para poder vender e crescer a sua empresa.

Planejar a comunicação

Crie um plano olhando o dia a dia da sua empresa e como esses momentos se transformam em conteúdos inspiradores para mostrar sua autoridade para o público.

Alinhar mensagem e linguagem visual

No planejamento, a mensagem que pretendemos transmitir e a linguagem visual são pontos-chave.

Tenha uma comunicação clara e ao mesmo tempo que se destaque dos concorrentes.

Desenvolver competências

Estude sobre storytelling e copywriting para que consiga aplicar na sua comunicação baseado nos seus objetivos de marca.

Comunicação é o pilar de qualquer negócio

Para as empresárias que deixam de lado a comunicação, elas estão perdendo oportunidades incríveis de criarem conteúdos para que a marca seja reconhecida e faça a diferença no dia a dia da audiência, dessa forma uma comunicação estratégica é o pilar central.

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