Definir o posicionamento de marca é fundamental para orientar todas as futuras ações da empresa, além de conseguir mostrar como ela é diferente dos seus concorrentes.
A atividade de definir o seu posicionamento começa na hora de selecionar os valores e cultura da sua empresa. Uma vez consolidados, esses itens devem ser comunicados e reforçados ao público.
Afinal, quanto mais os consumidores conhecerem os benefícios da marca, maiores são as chances da empresa conquistar um lugar no coração deles.
Você provavelmente conhece os produtos antitranspirantes Axe e Dove, mas você sabia que ambas as marcas são submarcas de outra maior, a Unilever? Bom, o que permite à Unilever ter várias marcas de produtos similares e mesmo assim conseguir diferenciá-las e ter um público fiel é o posicionamento.
Mas afinal, como definir um posicionamento de marca estratégico?
Oferecer um bom serviço ou produto não é mais suficiente para ter uma empresa competitiva e conseguir mais vendas. O que realmente faz a diferença é como a marca é vista pelos clientes, além de como ela se relaciona com as pessoas.
Sendo assim, o posicionamento de marca tem como objetivo esclarecer o significado da marca. Reforçar e demonstrar como ela é superior às concorrentes e comunicar os motivos pelos quais os consumidores devem escolhê-la.
Agora que já deixamos claro o que é o posicionamento, chegou a hora de mostrarmos como aplicar essa estratégia ao seu negócio, empresária.
Antes de tudo, sua empresa já deve saber qual seu propósito, público-alvo, proposta de valor, diferenciais e benefícios dos seus produtos e serviços, além de qual é o posicionamento das concorrentes do nicho.
Depois de entender esses pontos, chegou a hora de definir como a marca deseja ser lembrada para começar a pôr em prática o plano.
1. Valores da empresa
Veja quais são os aspectos que sua empresa não abre mão, como transparência, qualidade e caráter.
Esse ponto é fundamental para o posicionamento da marca. Além de orientar decisões e, até mesmo, ajudar no recrutamento de novos talentos.
2. Entender os públicos
Sua marca e seu posicionamento precisam conversar diretamente com os clientes, funcionários e fornecedores. Ou seja, todos os públicos envolvidos com o seu negócio.
Esse ponto é essencial para criar um posicionamento de marca forte. Além de facilitar a comunicação assertiva com cada um dos públicos. Um recurso que pode ajudar nisso é definir as personas da sua empresa.
3. Diferenciais
Cada empresa é única e consegue fazer algo diferente dos concorrentes. E esse diferencial não precisa estar totalmente ligado a alguma característica dos produtos, mas ele precisa ser mapeado para poder ser comunicado.
Ter um relacionamento próximo com o cliente ou uma metodologia original são exemplos de diferenciais que devem ser valorizados.
4. Produtos e serviços
Tenha bem claro quais são seus produtos e serviços. Pode parecer uma atividade sem muita importância, mas muitas empresas não conseguem responder a simples pergunta: “qual produto vocês vendem?”.
Uma marca bem estruturada ajuda os clientes a entenderem quais são os produtos e serviços oferecidos. Além de ser essencial no momento de analisar as oportunidades de expansão de marca e linha.
5. Voz e consistência
Sua marca precisa assumir uma “personalidade” própria que deverá permear todo o negócio.
Vamos exemplificar para ficar mais claro. Imagine que o posicionamento da sua empresa procura reforçar que ela se preocupa com os animais. Nesse caso, não faria sentido se ela tivesse fornecedores que testam produtos em animais de laboratório, não é mesmo?
Os valores e a voz da marca precisam ser mantidos e reforçados o tempo todo. Essa consistência faz com que o posicionamento fique na mente dos clientes e colaboradores.
Posicionamento de marca bem definido
Neste artigo, vimos que o posicionamento estratégico traz diversos benefícios e que os resultados são extremamente importantes para fazer a sua empresa crescer.
E ter uma comunicação intencional e estratégica em que as empresas transmitem uma ideia única com um posicionamento de marca muito bem definido, levará seus consumidores a se identificar com sua marca, enxergando em seus produtos e serviços uma maneira de sanar suas necessidades.
Acesse esse vídeo para entender sobre brand messaging:
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Um pensamento em “Posicionamento de marca: como definir de forma estratégica?”