Comunicação estratégica: 6 práticas para implementar

A comunicação com a sua audiência é, sem dúvidas, uma das melhores práticas em marketing digital que existem nos dias de hoje. Portanto, é essencial investir em soluções que vão torná-la assertiva e estratégica, conquistando cada vez mais o coração do seu público. Vamos entender nesse artigo como incluir essas práticas de comunicação estratégica para sua empresa.

1. Crie conteúdos relevantes e interessantes

O marketing de conteúdo é uma excelente forma de promover a sua marca enquanto você informa e educa o seu público sobre um assunto em específico, do qual você tem domínio. Por isso, é considerada uma das melhores práticas em marketing digital.

Portanto, é importante entender sobre quais assuntos interessam o seu público e quais dúvidas ele busca sanar ao procurar por conteúdos como os que você produz. Métodos e tutoriais são boas formas de ajudar o seu público a resolver uma questão que ele não está conseguindo sozinho. 

Para ter uma ideia sobre quais conteúdos estão em alta, vale a pena buscar pelas palavras-chaves mais pesquisadas em sites como o Google Trends e SemRush.  

2. Comunicação estratégica que ajuda o seu público-alvo 

Um dos principais focos da sua estratégia de comunicação deve ser entregar um serviço de qualidade para os seus atuais ou potenciais clientes. Afinal, o seu público busca por respostas e soluções para as suas dores. É a sua chance de mostrar como sua marca é útil ao mundo!

Além de produzir conteúdos interessantes, também é importante investir no atendimento ao cliente por meio das redes sociais e outros canais digitais. Para que a experiência do seu usuário seja a melhor possível, personalize as comunicações e converse com cada pessoa da forma mais humanizada e acolhedora que puder.

3. Se posicione em situações delicadas

Ainda que a sua marca não esteja diretamente envolvida em uma situação delicada, se o mercado em que você atua ou até mesmo o seu país esteja enfrentando um período difícil, é importante que você seja clara no seu posicionamento sobre quais medidas estão sendo tomadas na sua empresa para que os danos sejam os menores possíveis.

Esse tipo de posicionamento não só mostra aos seus clientes que você está atenta sobre o que acontece no mundo a sua volta, como também demonstra que você se importa com as pessoas envolvidas com seu negócio.

4. Compartilhe os resultados da sua marca

Empresária, você já parou para pensar que cada pequeno resultado que você obtém com o seu negócio importa? Não somente importa para você, como também pode inspirar dezenas de pessoas a irem atrás das mesmas realizações. Ao mesmo tempo, mostrar dados e provas reais aumenta a credibilidade da sua marca.

Algumas formas de mostrar isso é compartilhando sua agenda cheia de compromissos, como se organiza com isso, como faz escolhas para criar os produtos ou serviços, clientes que compraram, entre outras maneiras. O mais importante aqui é ser sempre verdadeira e transparente com as suas informações. 

5. Humanize sua marca

Outra prática que precisa ter na sua estratégia de comunicação é a humanização da sua marca. Para isso, mostre pessoas reais que estão por trás dos seus produtos e serviços, como por exemplo, a sua equipe de trabalho, distribuidores, sua família, amigos e outras pessoas que te ajudam na hora de desenvolver o seu negócio. 

Também é muito importante mostrar depoimentos e feedbacks reais dos seus clientes. Se possível, divulgue o nome, foto ou algum outro dado da pessoa que avaliou o seu trabalho, para tornar o conteúdo ainda mais confiável. Lembre-se de que as pessoas gostam de ver rostos humanos por trás de qualquer estratégia de comunicação.

6. Organize as suas publicações

Agora, uma prática mais voltada à organização e às mídias sociais é a de  sempre revisar o seu conteúdo, tanto o que já está programado para ser postado, quanto aqueles que já entraram nas suas redes sociais. 

Verifique erros ortográficos, vídeos e imagens externas que possam ser removidos ou até mesmo posts que já não falam a linguagem da sua marca.

Lembre-se dessas boas práticas na comunicação estratégica

Para rever esse conteúdo sempre que precisar, não esqueça de salvar o artigo nos favoritos. Assista também esse vídeo que mostramos as boas práticas na estratégia de comunicação:

Se precisar de ajuda para aplicar na sua empresa, entre em contato conosco. A equipe da Madame Conteúdo está pronta para transformar o seu negócio!

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