Você já se perguntou quantos canais de divulgação de marketing você conhece? Marketing Multicanal é uma estratégia voltada para a veiculação de campanhas de Marketing em diversas plataformas simultaneamente.
A proposta é explorar ao máximo suas possibilidades, garantindo que ela se adapte a diferentes canais, gerando uma percepção única, mas atingindo o público-alvo por diferentes recursos de divulgação.
Afinal, qual seu objetivo?
O principal deles é garantir que, independentemente do canal, seu público-alvo seja alcançado pela campanha. Ele pode ser pego por algum desses canais, mais de um deles ou, até mesmo, em todos. Isso gera uma experiência completa de percepção daquela campanha.
Além do alcance, a proposta dessa estratégia é oferecer diferentes percepções que levem ao consumo. Quando uma campanha é divulgada em vários canais, marcas fazem pequenas adequações para que, por exemplo, a publicidade em um post no Instagram seja igualmente impactante a de um outdoor visto na rua.
Independentemente de quando ou por qual meio o consumidor vai ver a publicidade, o que vale mesmo é que ele possa ser alcançado e que a percepção desejada seja despertada nele. Por isso, tão importante quanto explorar diversos canais é manter a estética e a identidade dessa estratégia.
Quais plataformas você pode usar?
O Marketing Multicanal, geralmente, permite que as marcas usem de forma combinada as plataformas online e offline. Assim, se torna comum a divulgação de uma campanha sendo veiculada, simultaneamente, em canais como:
- redes sociais;
- TV;
- emails;
- websites;
- impresso (revistas, jornais, banners e outdoors);
- varejo (publicidade em lojas e até mesmo pop-up stores).
Principal benefício do marketing multicanal
Alcance do consumidor no canal favorito dele
É possível ser abrangente, capaz de gerar mais percepção e engajamento. Ao mesmo tempo em que cada grupo de consumidores é alcançado pelo seu canal favorito, há a garantia de que ninguém será excluído como parte da audiência. Criando mais oportunidades de negócio.
Estratégias multicanal também permitem explorar ao máximo uma campanha, gerando chances de conversão quase que intermináveis, ao menos dentro de certo período.
Independentemente se é um novo produto ou novo conceito, há a chance de explorá-lo nas mais diversas possibilidades, possibilitando reconhecimento e dando origem a muitas conversões.
Porque investir nessa estratégia de marketing multicanal?
Essa mudança é uma tendência que está crescendo muito por conta dos consumidores que estão cada vez mais exigentes. Eles estão buscando, cada vez mais, por informações sobre os produtos antes de realizar a compra e trocando informações sobre todo o processo de compra e venda, por exemplo.
E para que a sua empresa consiga crescer de forma rentável, é fundamental que você atue em mais de um canal para estar presente onde o seu cliente quer comprar e não apenas onde você quer vender.
Por isso, estude sua audiência, seu mercado e encontre estratégias para direcionar seus esforços nos canais em que efetivamente os seus clientes estão, assim sua empresa segue rumo ao crescimento.
Se quiser saber como fazer isso com planejamento de comunicação e marketing, entre em contato para que eu possa te ajudar.
Um pensamento em “Marketing multicanal: para que serve e como usar?”