O Inbound Marketing é uma mescla de estratégias de marketing que auxiliam na atração e conversão de clientes através de conteúdos relevantes. Nesse processo, o cliente chega até às empresas e não ao contrário, como no marketing tradicional.
Conhecido como o “novo marketing”, o inbound é o marketing de entrada e faz com que o público chegue de forma mais livre e sem pressão até as marcas.
O que é Inbound Marketing?
O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
De lá para cá, explodiu de vez, e a cada dia mais empresas de diferentes portes estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.
De acordo com o HubSpot, que cunhou o termo, ele tem a estratégia que consiste em quatro estágios.
Benefícios do Inbound Marketing
Uma estratégia de Inbound Marketing é baseada na produção de conteúdo relevante que é oferecido de forma gratuita, seus benefícios são:
- Aumentar a visibilidade de seu negócio;
- Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
- Atrair clientes em potencial;
- Gerar conteúdos que fazem diferença;
- Otimizar o processo de vendas.
Como funciona o inbound marketing?
Segundo o guru do Marketing, Neil Patel, o Inbound Marketing permite converter estranhos em clientes, e clientes em divulgadores.
Ele é construído através de conteúdo, considerando o contexto do seu usuário, das plataformas, do momento de mercado, etc.
São três itens que fazem do Inbound um tipo de marketing que as pessoas adoram:
- Lugar
- Tempo
- Conteúdo
Se você consegue entregar o conteúdo adequado, no momento que o usuário precisa e no local certo, você se torna relevante.
Etapas do inbound marketing
O conjunto segue uma sequência em etapas, como: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.
Vamos entender juntas cada uma delas?
Atrair
No Inbound Marketing a equação é simples: um site sem visitas não gera Leads. Sem os Leads não há vendas e, por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia.
Para atrair, você pode usar: blog, links patrocinados, redes sociais e SEO.
Converter
A etapa de conversão complementa totalmente a anterior: o visitante precisa virar Lead para poder avançar no processo de compra.
O usuário realiza uma ação em troca de uma recompensa ou benefício. Neste passo, você pode criar: ofertas diretas ou indiretas e landing pages.
Relacionar
Neste momento, é preciso usar algumas estratégias para identificar os estágios da audiência para poder avançar e chegar no processo de compra.
Você pode desenvolver: e-mail marketing, newsletter e automação de marketing com um fluxo de comunicação.
Vender
De maneira geral, quanto mais complexo o produto/serviço (maior o seu ticket), mais o processo de vendas tem de ser algo consultivo, concluindo o papel da nutrição de Leads para concretizar a venda.
Você pode criar: lead scoring (pontuação de Leads), inbound sales (contar com vendas internas) e CRM (um software para organizar, metrificar e guardar histórico de todas as negociações feitas pelo vendedor).
Analisar
As possibilidades analíticas do Marketing Digital são responsáveis por realimentar todo o processo do Inbound Marketing.
É possível monitorar cada ação que ocorre nas interações do seu público com seus sites, posts e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente.
Você pode contar com plataformas completas para isso como Web Analytics e RD Station.
Relacionamento com o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é todo conteúdo que pode educar, informar e entreter a audiência. E dessa forma, ele é uma ferramenta de relacionamento com bons conteúdos, dentro do Inbound Marketing que é usado para conversão e vendas.
Os dois caminham juntos, lembre-se sempre disso!
Se tiver dúvidas ou quiser saber mais, deixe o seu comentário.