Como escrever melhor? Conheça pilares para aplicar na comunicação

Sabe aquela sensação de ler algo e parece que você está falando com a pessoa ou marca na sua frente? Escrever melhor nos pilares da comunicação, é quando a empresa utiliza o tom de voz, e passa essa percepção além de trazer o público para cada vez mais perto da marca.

Escrever melhor é saber o seu posicionamento, ter clareza dos atributos da empresa, ter uma estratégia e com isso traduzir em conteúdos que são pilares da sua comunicação e do marketing.

Como escrever melhor?

Para isso, é fundamental que você crie um Manual de Tom de Voz da sua marca, para guiar em todos os conteúdos que serão criados.

Não é um bicho de sete cabeças, mas é importante você mapear isso junto com seu posicionamento para ter clareza de quais são os caminhos que serão seguidos na produção de conteúdos.

O Tom de Voz é justamente a transposição adaptada do jeito de uma marca se comunicar a partir de quem é, na vida real, para sua comunicação, inclusive a Digital – na qual os diálogos e o relacionamento são potencializados e se tornam muito mais marcantes e presentes.  – Camila Renaux

“O guia é fundamental para quem desenha o produto, para manter a experiência consistente e ainda fazer com que os usuários se lembrem da sua marca.” — Cris Luckner

Para criar, liste:

  • tipo de escrita —prefere escrever em terceira ou primeira pessoa?;
  • vocabulário — liste adjetivos positivos e negativos, palavras mais utilizadas, formas específicas de se referir a algo, se é mais formal ou coloquial, forma de cumprimentar etc.;
  • nível de agressividade — é uma escala de 0 a 10, sendo que 10 tem um perfil ultra agressivo, uma pessoa que tem uma forma de falar mais incisiva. O zero seria um nível muito tranquilo e educado. Isso te ajuda na hora de decidir o tom de voz do seu texto;
  • nuances extras — que palavras nunca usar, expressões e o que deve sempre ser evitado.

Personalidade da sua marca

Para você sempre lembrar, separei aqui a diferença entre voz e tom:

Voz da marca

A voz de uma marca é a declaração de missão. Ou seja, qual é a razão de sua empresa existir? A voz é a personalidade de sua marca e pode ser descrita através de um adjetivo.

Por exemplo: positiva, sincera, engraçada, animada.

Tom da marca

Já o tom é a aplicação dessa missão. Na prática, uma marca possui uma voz e muitos tons para refinar essa voz.

Lembrando que a voz é o macro de como você se comunica com seu público/persona, e o tom é individual através das conversas, dos canais e das interações que sua empresa faz.

Mas onde usar isso para escrever melhor?

A resposta está em tudo que você fizer com o seu negócio. Toda sua produção de conteúdo deve ser estratégica e transparecer essa forma de se comunicar.

Por isso deve estar presente nos conteúdos em textos, vídeos, imagens, seja no blog, site, redes sociais e todos os pilares de contato que tiver dentro da empresa.

Tem dúvidas e quer saber como posso te ajudar? Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *