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Plano de marketing: 8 passos para criar

Se você quer crescer com seu negócio precisa aprender como criar um plano de marketing que traga resultados e mais segurança para você e sua equipe.

Esse documento vai te guiar para todos os resultados de marketing que deseja. Um planejamento de marketing digital é muito mais do que só posts em redes sociais, precisa de metodologia, dados, análises e principalmente etapas.

Descubra abaixo como realizar um plano de marketing.

O que é um Plano de Marketing?

O Plano de Marketing é o documento que reúne todo o planejamento de estratégias de marketing, incluindo objetivos, análises e outras informações importantes para a sua empresa durante um período de tempo.

Ele funciona como uma ferramenta da gestão de marketing, e também deve estar vinculado à gestão do negócio. Ele engloba planejamento estratégico e operacional e perpassa por todas as áreas. 

Como criar um plano de marketing

Um planejamento não é feito apenas de uma coisa, é um conjunto de fatores que o geram. Por isso vamos aos passos de como criar um plano de marketing digital.

1. Diagnóstico

Comece olhando para dentro do seu negócio. Levante os históricos, número de colaboradores, volume de vendas, posicionamento atual, objetivos da gestão e estrutura.

Depois é interessante realizar uma análise mais profunda, uma boa pedida é a análise SWOT. Também é importante nessa etapa fazer uma análise de mercado e ambiente (principalmente se o seu negócio for local). 

2. Defina novos objetivos

A definição dos objetivos é o coração do seu plano de marketing digital. 

É preciso criar os objetivos a partir de método, sugerimos o SMART, que trabalha com: 

*específicos;

* mensuráveis;

* atingíveis;

* realistas;

* com prazo.

Entenda que não adianta definir como objetivo “vender mais” isso não é objetivo, isso é desejo. Objetivos têm métricas, são mensuráveis e tem tempo de execução!

3. Personas

Você precisa saber com quem irá falar! Então não tem como criar um plano de marketing, sem definir seu público-alvo e a partir dele, crie sua persona!

Defina, com base em pesquisas do seu público, comportamentos, valores, expectativas e dores.

Esse é um ótimo momento também para desenhar a jornada de compra da persona, então pense em como ela irá realizar a compra desde o momento que conhece sua marca até quando efetiva a compra em si (sempre com base em dados e pesquisas anteriores, suas e de outras empresas).

4. Posicionamento

Definir um posicionamento significa pensar como a empresa quer ser percebida pelos consumidores.

Ou seja, como você será visto, como sua marca será entendida. 

O posicionamento diz respeito a atributos da empresa ou do produto, como preço, tamanho ou design, mas também e principalmente a fatores subjetivos como valores, missão, visão, ideais, linguagem e significados. Isso é o que vai gerar a identificação necessária para o posicionamento.

5. KPI’s

Os KPI’s são indicadores de sucesso. O que é diferente de métrica!

As métricas são uma medida para avaliar o desempenho de alguma ação.

Já os KPIs também estão diretamente relacionados aos objetivos. Ou seja, são eles que sinalizam se você está no caminho certo para atingir o plano final. 

Por isso, normalmente os KPIs são feitos de forma trimestral e o objetivo é aquele grande e final. 

6.Estratégias

As estratégias é o que vai se desmembrar depois no operacional. Então é nesse momento que você deve definir as estratégias de marketing para contribuir nos seus objetivos (pensando sempre em preço, onde, o que e como).

7.Cronograma

Crie um cronograma viável para a execução do seu plano de marketing. Deixando claro quem são os responsáveis por cada estratégia e os prazos que devem ser cumpridos.

8. Análise de métricas

Essa seria a última fase, que envolve os KPI’s e as métricas, que é a análise de dados. É o momento de entender o que deu certo e o que deu errado. E é essa análise que vai permitir com que você tome novas decisões, de forma segura e assertiva. 

Vantagens de elaborar um plano de marketing

Agora você já sabe como criar um plano de marketing, e se ainda tem dúvidas, aqui vão algumas vantagens, que podem te convencer!

* Você vai se conectar com quem realmente que comprar da sua marca

* Maior segurança, minimizando os riscos de imprevistos

* Economia de tempo e dinheiro

* Gestão sustentável

* Autogerência de todas as áreas (todos os colaboradores em uma mesma página, diminui a chance de erros).

Agora é sentar na cadeira e botar em prática tudo o que aprendeu. Preparada empresária?

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