Calendário de marca: descubra como criar

Seja honesta comigo, hoje você consegue ter uma visão anual/semestral do seu calendário de marca?

Imagino que a resposta seja não, mas não se sinta mal. Isso é o que ocorre para a maioria! Acontece que viver de forma sempre emergencial não é saudável, nem para você, nem para sua equipe e nem para o seu negócio.

Ter um calendário de marca vai te auxiliar a ter sob controle os conteúdos de rotina, o que vai abrir espaço para os conteúdos “quentes” ou urgentes que podem surgir.  Por exemplo, se você tem uma boa frente de conteúdos, você consegue encaixar aquele meme do momento e aumentar as interações. 

Mas isso exige bastante organização e também um bom planejamento do negócio para os próximos meses. Então, construir uma visão anual e semestral é o primeiro passo para ter uma narrativa consistente. 

Como criar um calendário de marca?

Primeiro ponto é conseguir trabalhar a visão de negócio, e ter clareza dos objetivos que você deseja atingir. Depois, no lado mais operacional, existem algumas dicas que você pode vir a seguir:

  1. Tenha uma linha editorial! Demora um tempo para construir e precisa ser baseada na sua persona, mas irá te ajudar a produzir os conteúdos sem fugir das diretrizes necessárias. 
  2. Não seja refém do calendário! Olhe para as datas clássicas e veja qual realmente faz sentido para o seu dia a dia! E também, dessa forma, você terá tempo de elaborar conteúdos comemorativos mais interessantes do que apenas um “feliz natal”.
  3. E, por fim, organize tudo em um planejamento mensal, de forma organizada, com diferentes cores. Como o exemplo abaixo. 

É importante incluir os objetivos, os temas, as datas e os produtos. 

planejamento e comunicacao

Fazer um desenho macro do seu planejamento de conteúdo vai te dar mais tempo para a rotina e para outros afazeres. 

Com isso planejado, aí você pode partir para o planejamento mensal (e recomendo fortemente que realize da mesma forma!).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Calendário de marca: descubra como criar”