Vamos falar de revisão? Uma revisão sem falhas é aquela que está gramaticalmente e ortograficamente correta, facilitando a leitura do público do outro lado.
Para revisar, é preciso atenção e entendimento da Língua Portuguesa, como também das alterações na Nova Ortografia para evitar usar palavras e acentuações que já não existem mais. Sim, o português é uma das línguas mais difíceis quando pensamos no processo gramatical e ortográfico, mas quanto mais praticar, melhor irá ficar.
Separei algumas dicas que aprendi em um curso com o Henrique Carvalho do Viver de Blog e vou compartilhar agora.
4 regras para fazer revisão de textos
Regra 1: Nunca revise enquanto escreve
A grande maioria das pessoas fica voltando no texto enquanto ainda está escrevendo. Isso atrapalha o trabalho criativo e prejudica que seu conteúdo esteja realmente alinhado com a sua ideia e direcionamento para o seu leitor.
Minha dica é que mesmo que você use o corretor, escreva tudo primeiro e depois volte conferindo o que escreveu. Se foi algo que digitou errado, se faltou acento, se conjugou de acordo com o verbo.
Faça isso e veja como seu conteúdo vai fluir de maneira muito mais leve e autêntica.
Regra 2: Passe por três estágios
Para uma revisão sem falhas, separe o conteúdo em três estágios
- Ideia central
Avalie se a ideia principal está clara e objetiva, se a mensagem está fazendo sentido e se é possível compreender o seu ponto de vista logo no primeiro momento, contextualizando a ideia.
- Eliminar excesso
Avalie tudo que foi escrito que pode ser eliminado e considerado como um excesso, como por exemplo:
- Crie parágrafos de até 5 linhas;
- Se possível, use listas e bullet points;
- Destaque o mais importante para chamar atenção do leitor.
E analise se as repetições são propositais e relevantes ou se irão confundir a leitura.
- Cortar erros
Aqui você precisa ter muita atenção e paciência para analisar o seu conteúdo, por isso, analise:
- Abreviações;
- Uso excessivo de advérbios;
- Reescrever palavras repetidas;
- Eliminar vícios de linguagem;
- Trocar termos técnicos por outros mais simples;
- Evitar pleonasmos;
- Usar voz ativa.
Regra 3: Revise horas depois
Nunca faça a revisão logo que acabar de escrever, isso faz com que você esteja envolvido com o conteúdo e pode deixar passar alterações. Sugiro que você espere de 6h a 8h ou ainda no dia seguinte para revisar o que escreveu.
Seguir isso, faz com que você tenha mais clareza e seu cérebro consiga perceber erros que não encontrou quando escreveu. Esse processo quebra o padrão da criatividade na sua mente e te leva para um estado mais analítico na revisão.
Isso evita que você caia no piloto automático!
Regra 4: Não confie apenas nos corretores automáticos.
Os corretores automáticos são ótimos para ajudar no processo de revisão de textos, mas você não deve confiar cegamente somente neles.
Por isso, use outras ferramentas ou aplicativos para te ajudar nesse processo, como a Language Tool, que não só é gratuita, como tem uma extensão para o Google Drive.
Revisão é um julgamento
Sim, revisão é um julgamento do que foi escrito dentro do conteúdo, é como se você estivesse avaliando a si mesmo conforme vai lendo tudo que escreveu.
Quando revisa conteúdos para outras pessoas, você avalia a escrita do outro e para isso, você precisa ter clareza dos objetivos, assim como saber sobre as regras gramaticais do nosso português.
Seguindo essas regras que listei, você vai conseguir fazer uma revisão sem falhas e alinhada com a sua rotina no dia a dia, até que isso vire um hábito e você ganhe ainda mais habilidade nessa tarefa.
Lembre-se que não há nada pior do que ler um conteúdo, ver uma imagem ou ouvir um vídeo que claramente consegue encontrar um erro.
Isso faz com que você duvide do que está sendo falado ou ainda duvide da pessoa ou marca que está transmitindo a informação.
Tem dúvidas ou quer saber mais? Compartilhe nos comentários.