Se você ainda não conhece, o conteúdo contextual é uma abordagem poderosa que cativa o público, com materiais que se adaptam perfeitamente à necessidade do público.
Segundo a Rock Content, transmitir a mensagem certa às pessoas ideais no momento exato é a maneira mais efetiva de eliminar toda a concorrência, conforme uma pesquisa realizada com diversos profissionais de marketing.
E com isso, mensagens personalizadas têm muito mais probabilidade de tocar consumidores que estão cansados de ser constantemente abordados por lixo digital diariamente.
Vamos entender o que é e como aplicar?
Como funciona o conteúdo contextual?
O conteúdo contextual é o conteúdo de marketing que se adapta à localização atual, ao canal e às necessidades do público. Resumindo, ele oferece às pessoas as informações que elas procuram no momento, mesmo que elas não percebam que precisam delas naquele instante.
O conteúdo contextual difere do marketing tradicional porque ele trabalha para se adaptar a circunstâncias muito específicas. Isso está em contraste direto com as normas clássicas de marketing, que só funcionam para bombardear o cliente com conteúdo de reconhecimento da marca de uma forma muito ampla.
Qual a principal chave para o conteúdo contextual?
A resposta dessa pergunta é a personalização. Ele garante que todo o processo do conteúdo contextual funcione e faça sentido para o seu público.
Dessa forma, todo o conceito de conteúdo contextual significa ajustar o formato e a essência de sua mensagem às micro necessidades exatas de um usuário específico, não aos desejos macro de um grupo, em massa. A personalização faz isso acontecer, ajudando você a restringir o segmento da persona que você quer mais atingir.
Como criar conteúdo contextual?
Para criar um conteúdo contextual, é preciso que tenha informações precisas e confiáveis para garantir que a mensagem está correta e direcionada para quem realmente está interessado nela.
E para isso, siga esses passos:
Defina o público
Antes de produzir uma peça individual, é essencial entender com qual pessoa, especificamente, você está falando e por que sua mensagem é importante para ela.
Qual o melhor canal?
Você precisa saber em qual canal está esse público. É no Facebook, Tik Tok, Instagram, Pinterest? Qual deles?
Isso é fundamental para que o tipo de mensagem e o formato possam ser organizados e planejados nessa estratégia para corresponder ao canal selecionado.
Formato do conteúdo
Nesse momento é preciso decidir o formato que fará mais sentido no seu conteúdo contextual. Alguns públicos respondem melhor a postagens em blogs, enquanto outros precisam de vídeos, quizzes ou outro conteúdo interativo para se manter engajados.
Criação do conteúdo
Agora é preciso produzir o conteúdo de forma criativa e autêntica, sempre direcionado para o público que você selecionou que é o ideal para o seu negócio.
Esse é realmente o ponto-chave no conteúdo contextual, lembre-se que quem fala ou produz para todo mundo, na realidade não está se conectando com ninguém.
Publicação e monitoramento
Depois de produzir, é preciso publicar nos canais, como seu site, redes sociais, blog, comunicação no whatsapp ou outros que tenha selecionado que é o que seu público usa com maior frequência.
Assim que estiver publicado, certifique-se de monitorar os resultados e ajustar para atrair esses compradores, se preciso.
Conteúdo contextual é cativar o público
A verdadeira chave para criar campanhas de conteúdo contextual vencedoras realmente depende da capacidade de usar os dados do cliente ou do público-alvo para criar uma experiência de marca totalmente única.
Dessa forma, personalize seus conteúdos através de uma estratégia de marketing para o crescimento do seu negócio com base no comportamento do consumidor e do seu público ideal.
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Fonte: Resultados Digitais, Rock Content, Neil Patel, e Tudo Share.