Conteúdo contextual: saiba o que é e como cativar o público

Se você ainda não conhece, o conteúdo contextual é uma abordagem poderosa que cativa o público, com materiais que se adaptam perfeitamente à necessidade do público.

Segundo a Rock Content, transmitir a mensagem certa às pessoas ideais no momento exato é a maneira mais efetiva de eliminar toda a concorrência, conforme uma pesquisa realizada com diversos profissionais de marketing.

E com isso, mensagens personalizadas têm muito mais probabilidade de tocar consumidores que estão cansados de ser constantemente abordados por lixo digital diariamente. 

Vamos entender o que é e como aplicar?

Como funciona o conteúdo contextual?

O conteúdo contextual é o conteúdo de marketing que se adapta à localização atual, ao canal e às necessidades do público. Resumindo, ele oferece às pessoas as informações que elas procuram no momento, mesmo que elas não percebam que precisam delas naquele instante.

O conteúdo contextual difere do marketing tradicional porque ele trabalha para se adaptar a circunstâncias muito específicas. Isso está em contraste direto com as normas clássicas de marketing, que só funcionam para bombardear o cliente com conteúdo de reconhecimento da marca de uma forma muito ampla.

Qual a principal chave para o conteúdo contextual?

A resposta dessa pergunta é a personalização. Ele garante que todo o processo do conteúdo contextual funcione e faça sentido para o seu público.

Dessa forma, todo o conceito de conteúdo contextual significa ajustar o formato e a essência de sua mensagem às micro necessidades exatas de um usuário específico, não aos desejos macro de um grupo, em massa. A personalização faz isso acontecer, ajudando você a restringir o segmento da persona que você quer mais atingir.

Como criar conteúdo contextual?

Para criar um conteúdo contextual, é preciso que tenha informações precisas e confiáveis para garantir que a mensagem está correta e direcionada para quem realmente está interessado nela.

E para isso, siga esses passos:

Defina o público

Antes de produzir uma peça individual, é essencial entender com qual pessoa, especificamente, você está falando e por que sua mensagem é importante para ela.

Qual o melhor canal?

Você precisa saber em qual canal está esse público. É no Facebook, Tik Tok, Instagram, Pinterest? Qual deles?

Isso é fundamental para que o tipo de mensagem e o formato possam ser organizados e planejados nessa estratégia para corresponder ao canal selecionado.

Formato do conteúdo

Nesse momento é preciso decidir o formato que fará mais sentido no seu conteúdo contextual. Alguns públicos respondem melhor a postagens em blogs, enquanto outros precisam de vídeos, quizzes ou outro conteúdo interativo para se manter engajados.

Criação do conteúdo

Agora é preciso produzir o conteúdo de forma criativa e autêntica, sempre direcionado para o público que você selecionou que é o ideal para o seu negócio.

Esse é realmente o ponto-chave no conteúdo contextual, lembre-se que quem fala ou produz para todo mundo, na realidade não está se conectando com ninguém.

Publicação e monitoramento

Depois de produzir, é preciso publicar nos canais, como seu site, redes sociais, blog, comunicação no whatsapp ou outros que tenha selecionado que é o que seu público usa com maior frequência.

Assim que estiver publicado, certifique-se de monitorar os resultados e ajustar para atrair esses compradores, se preciso.

Conteúdo contextual é cativar o público

A verdadeira chave para criar campanhas de conteúdo contextual vencedoras realmente depende da capacidade de usar os dados do cliente ou do público-alvo para criar uma experiência de marca totalmente única.

Dessa forma, personalize seus conteúdos através de uma estratégia de marketing para o crescimento do seu negócio com base no comportamento do consumidor e do seu público ideal.

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários ou entre em contato conosco. 

Fonte: Resultados Digitais, Rock Content, Neil Patel, e Tudo Share. 

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