Você sabe o que influencia a decisão de compra dos seus clientes? Entender melhor o grupo de pessoas que consome seus produtos ou serviços é muito importante para estruturar as estratégias do seu negócio e assim trazer conteúdo estratégico.
Outro fator decisivo nesse processo é o conteúdo. Conteúdos que conversem com o seu público são necessários, para poder convencer o seu potencial cliente da compra.
Quais são os fatores que influenciam o processo de decisão de compra?
A decisão de compra passa por um funil, e esse funil não é o mesmo para todos os serviços e produtos. A decisão de compra de um produto, como um bolo, é mais rápida do que a decisão de compra de uma consultoria.
Dessa forma, é importante entender qual tipo de funil é o seu. A partir disso, você poderá trabalhar o conteúdo, o pilar mais importante da decisão de compra, para auxiliar nesse processo de persuasão e convencimento.
O conteúdo é o que vai guiar a sua marca a se conectar com potenciais clientes, isso porque, é através dele que seu negócio poderá expressar personalidade, identificação, valores, visão, relacionamento com o público e até objetivos.
Assim, os fatores que influenciam no processo de decisão de compra são:
- contexto social
- mercado
- cultura
- valores
- estratégia de conteúdo
Como o conteúdo estratégico impacta na decisão de compra
Antes de qualquer coisa, é importante entender que a ação da compra, é um movimento de emoção. Ela é uma decisão, na maioria das vezes, completamente emotiva, que leva mais em conta como o cliente está se sentindo do que o que ele realmente precisa.
Ninguém vende algo útil, você pode vender sonhos, nostalgias, soluções, identificações, pertencimento, acolhimento…
Por isso, o conteúdo se faz tão importante para qualquer processo de decisão de compra, pois é a partir dele que o cliente entende quem é a sua empresa, entende como funciona os seus valores e pode se sentir acolhido, pode ter uma memória de infância, encontrar a solução para seus problemas, se sentir acolhido e compreendido.
Mas para fazer esse tipo de conteúdo, você precisa entender com quem está falando. Um bom checklist é responder a essas perguntas:
- Com quem você está falando?
- Quem compra seu conteúdo é o mesmo que você quer conversar?
- Seus concorrentes têm o mesmo público?
- Qual a idade do seu público?
- Qual o gênero?
- Quais são os hobbies do seu público?
- O que gosta de comer e beber?
- Como gosta de se divertir?
- Como é a rotina?
- Quais são as dores? E as alegrias?
- Quais são os produtos que ele consome?
- Quais redes sociais utiliza?
Perguntas como essas auxiliam a criar conteúdos incríveis no dia a dia. Com essas respostas você pode começar a desenhar sua estratégia de conteúdo e pensar em canais, redes sociais, ou por onde ter contato com o público.
Estratégia de conteúdo é o ponto-chave
Uma boa estratégia para conteúdo também conta com muitas referências, por isso, entenda o seu mercado e vá além dele, estude outros nichos, tendências e principalmente, entenda como ninguém, sobre o seu produto/serviço.
Criar uma estratégia de conteúdo exige esforço e trabalho, por isso, você DEVE contar com quem entende sobre isso, empresária.
Entre em contato com a Madame Conteúdo para criar uma estratégia de conteúdo única e ousada para a sua marca.
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