A estratégia de comunicação é um termo que passou a ser muito usado em meados da década de 40, por meio da teoria de jogos de Von Neumann.
Ele aborda sobre interação estratégica bem como o caminho para as soluções únicas e possíveis, para que todos os pontos de contato sejam explanados através dos objetivos.
Continue nesse artigo para entender como desenvolver uma estratégia de comunicação.
Como definir estratégias de comunicação?
Quando falamos de estratégia na gestão da comunicação, Marcélia Lupetti é uma referência, e ela aborda sobre o conjunto de ações planejadas e executadas a partir da análise ambiental interna e externa e das oportunidades de mercado, do diagnóstico de comunicação, dos públicos envolvidos, dos objetivos de comunicação determinados e dos posicionamentos específicos (por público, canal, objetivo, segmentação) em seus estudos.
A Estratégia de Comunicação orienta como conquistar atenção do público-alvo, direcionando os padrões de design, tom de voz, canais de marketing e argumentação comercial. Seu primeiro nível de divisão separa anúncio (propaganda) de conteúdo (informação).
Toda estratégia de comunicação vai ajudar na imagem do negócio, como também impulsionar o crescimento e diferenciação da concorrência. Isso acontece porque os conteúdos vão exatamente ao encontro das necessidades do público e fazem a diferença no dia a dia dos clientes.
Como elaborar uma estratégia de comunicação?
Para formular uma estratégia, alguns passos precisam ser seguidos, empresária, como:
- Analisar o mercado, clientes, concorrentes e o momento atual da sua empresa;
- Escolher um segmento alvo;
- Definir um objetivo;
- Escolher um público ideal;
- Definir os canais de comunicação que serão usados;
- Analisar orçamento para campanhas;
- Criar o plano tático e ações possíveis;
- Analisar resultados.
De forma resumida, você deve organizar no seu negócio, da seguinte maneira:
Com isso, você precisa criar um plano estratégico de comunicação que faça sentido para o seu negócio e que contemple o crescimento que você quer para a sua empresa.
Vamos trazer agora, os passos que utilizamos para a criação com nossas clientes aqui na Madame Conteúdo:
- Pesquisa de comunicação para construção do diagnóstico;
- Elaboração do diagnóstico;
- Planejamento de comunicação;
- Definição da estratégia;
- Plano de ação ou tático;
- Gestão estratégica;
- Mensuração de resultados;
- Acompanhamento;
- Aprendizagem;
- Atualização da estratégia.
Esse fluxo deve ser contínuo e revisado a cada 6 meses ou 1 ano para que possa compreender se a estratégia de comunicação está realmente trazendo os resultados que você deseja, empresária.
Exemplo de uma estratégia de comunicação aplicada
Se você quer ter clientes mais fiéis, que compram sempre da sua empresa, você pode criar uma oferta de fidelidade.
Com isso, criar uma campanha exclusiva no whatsapp, por exemplo, com uma comunicação semanal, mostrando que você valoriza esse cliente e quais as novidades da semana, para que possam perceber a qualidade do que você entrega.
Você pode criar também uma comunicação por e-mail marketing e enviar apenas para essa listagem de clientes com um resumo da semana, com dicas e notícias – isso aumenta a percepção de valor desse público com a sua empresa.
A conexão com o seu público é fundamental para que ele consiga entender seus diferenciais.
Mas para isso, você precisa evitar alguns erros no digital que impedem o crescimento do seu negócio, veja mais no vídeo abaixo:
Mensagem clara e objetiva
Você precisa lembrar que nada está escrito em pedra, com o digital, a estratégia de comunicação pode ser criada, aplicada, mensurada e com isso adaptar, se preciso, para que os objetivos se concretizem em ações.
E a sua mensagem precisa estar muito clara para a sua empresa, para que sua comunicação consiga refletir todas as informações possíveis para o público, evitando objeções e mostrando a sua relevância como negócio.
Diante disso, empresária, não fique em achismos e coloque em prática para que possa ter retornos efetivos.
Sem uma comunicação, nenhuma empresa chega em lugar algum!
Gostou desse artigo? Deixe nos comentários qual foi o seu insight sobre estratégia de comunicação?