Nas consultorias que realizo, empreendedoras sempre me perguntam: “Melhor fazer SEO ou Inbound Marketing?” e eu respondo: “Os dois” rsrs
Mas quero abordar mais a fundo aqui, para que fique claro um pouco mais de cada estratégia, para que você consiga analisar no seu negócio e com o público que atende a melhor alternativa.
Inbound Marketing: o que é?
O inbound marketing é um conjunto de ações que busca o relacionamento com o público consumidor de uma marca. É um fluxo criado através dos conteúdos, relacionado à jornada de compra do cliente e seus níveis de consciência.
São três as etapas do funil, conhecida como topo, meio e fundo de funil e a comunicação é diferenciada em cada uma delas.
- No topo o foco está em tirar uma dúvida, despertar a atenção, buscando a conscientização, quando o público não tem ideia do que realmente precisa.
- No meio de funil é quando já existe um certo aprofundamento e é possível demonstrar que existem produtos e serviços para resolver o problema ou desejo da audiência.
- O fundo de funil é quando é possível demonstrar os diferenciais, mostrando o que faz de forma bem clara para que a conversão aconteça.
Para colocar em prática o inbound é preciso:
- Usar o marketing de conteúdo através de um blog, redes sociais ou e-mail marketing para criar conteúdos considerando cada etapa;
- Criar call to actions que são as chamadas para ação nos conteúdos, direcionando o público no que ele precisa fazer;
- Aumentar a interação com a marca, com o uso de conteúdos com SEO no site do negócio, como um infográfico ou e-book para reunir informações do público interessado e posicionar a marca.
O que é o SEO?
SEO é a otimização para as ferramentas de busca. O termo significa Search Engine Optimization, e de uma forma prática é pensar no google e como eles respondem os questionamentos que escrevemos nela em nossas buscas.
O Google, assim como outros buscadores, possuem robôs capazes de ler e avaliar os sites de acordo com o quanto são relevantes para os usuários. Diversos critérios são analisados, desde conteúdo, usabilidade e até autoridade no mercado.
Para que serve o SEO?
Empresas que trabalham para ficar bem posicionadas nos buscadores conseguem receber mais cliques para seus sites (por mais simples que eles sejam) e com isso, estão conversando com um público maior e além da rede social.
Segundo pesquisa do Backlinko, os três primeiros sites do Google recebem 30% dos visitantes e menos de 1% navega até a segunda página. Dessa forma, é preciso investir em conteúdos com qualidade, relevância e direcionados com palavras-chave para estar nas primeiras páginas.
Qual a melhor estratégia: SEO ou Inbound Marketing?
Se possível utilize as duas estratégias, o SEO no seu site ou em materiais ricos, e o inbound marketing em toda a comunicação que distribui para o seu público.
O ideal é esse, se posicionar nos mecanismos de busca e acompanhar a jornada de compra do cliente, aumentando a conversão.
Elas são complementares e podem caminhar juntas para uma comunicação muito mais assertiva da sua empresa.
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