Estratégia de comunicação: do planejamento para a execução

Você sabe realmente a importância do planejamento da estratégia de comunicação? Para que ela dê certo, é preciso considerar etapas, processos e fluxos dentro da sua empresa para que ela possa ser colocada em prática com efetividade.

Para ficar ainda mais claro, a estratégia de comunicação é toda e qualquer informação de uma empresa, seja de serviços ou produtos, que são divulgadas para os potenciais clientes.

A estratégia de comunicação deve:

1º Ser direcionada pelo Planejamento Estratégico Empresarial

2º Conter Métricas e Metas

3º Ser analisada conforme os Canais de divulgação de forma separada

4º Ser analisada pelo Contexto da mensagem no canal

5º Ser analisada conforme a Imagem divulgada em cada canal

6º Ser analisada conforme os Textos em cada canal

7º Ser analisada conforme o Conjunto das informações na mensagem

8º Ser analisada conforme a Compreensão que ela exerce em cada canal

9º Ser analisada periodicamente conforme os Cenários e Objetivos

Como planejar a sua estratégia de comunicação?

Mostrar seus produtos ou serviços não é suficiente para que realize suas vendas e tenha sucesso empresarial. É preciso uma comunicação de marketing que se destaque da concorrência com os desejos do seu público ideal.

E para ter sucesso você precisa focar em três pilares:

  • Coerência;
  • Consistência;
  • Continuidade.

Juntos, você conseguirá diagnosticar seu negócio, antes mesmo de planejar para identificar todos os pontos que precisam melhorar na empresa e como isso será informado para sua audiência.

Antes de seguir, descubra por que criar uma estratégia de comunicação para o seu negócio, no vídeo:

Gestão estratégica executada

A estratégia de comunicação, segundo  Marchiori, para dar certo, o planejamento e a estratégia precisam ser vivenciados como prática, envolvendo processos dialógicos e participativos, trabalhando o plano a partir da escuta ativa. 

Ou seja, uma série de ações que são planejadas com diversos formatos de linguagem e símbolos para que você atinja seus objetivos e metas na empresa.

Na execução, sua linguagem precisa se atentar às características:

  • mensagem;
  • formato (verbal ou não-verbal);
  • destinatários;
  • resultado pretendido;
  • como será feita;
  • técnicas que podem ser aplicadas.

Já nos símbolos, explore tudo que a mensagem representa, como por exemplo:

  • Qual formatação você quer apresentar e transmitir?
  • Qual a melhor cor, formato ou maneira para se posicionar?
  • Quais ícones e formas passam a mensagem que deseja?

Por exemplo, aqui na Madame Conteúdo, as cores da marca falam muito sobre cada uma de nós. O amarelo representa a criatividade e inovação, o roxo toda a sofisticação e ousadia.

O verde é a nossa forma de crescimento e renovação e o rosa o nosso lado feminino e empoderado.

Percebe como toda nossa mensagem, pautada nessas cores, representa quem somos e toda a transformação que proporcionamos para cada cliente que atendemos?

Estruturação da estratégia de comunicação

Depois de desenhar o planejamento com foco nos:

  • Objetivos;
  • Mensagem;
  • Públicos;
  • Canais;
  • Monitoramento.

Você deve executar de forma pensada, estruturada e intencional para alcançar os objetivos traçados. Somente depois disso, conseguirá avaliar o quanto está mais próximo dos resultados que deseja.

Nada acontece de um dia para outro, por isso, seja resiliente e tenha determinação para colocar a sua empresa em primeiro plano e assim executar a estratégia de comunicação com qualidade e efetividade no seu negócio.

Precisa de ajuda para desenhar o planejamento e toda a sua execução no seu negócio? Entre em contato com a Madame Conteúdo pelo link: https://keepo.io/madameconteudo/

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