Você sabe realmente a importância do planejamento da estratégia de comunicação? Para que ela dê certo, é preciso considerar etapas, processos e fluxos dentro da sua empresa para que ela possa ser colocada em prática com efetividade.
Para ficar ainda mais claro, a estratégia de comunicação é toda e qualquer informação de uma empresa, seja de serviços ou produtos, que são divulgadas para os potenciais clientes.
A estratégia de comunicação deve:
1º Ser direcionada pelo Planejamento Estratégico Empresarial
2º Conter Métricas e Metas
3º Ser analisada conforme os Canais de divulgação de forma separada
4º Ser analisada pelo Contexto da mensagem no canal
5º Ser analisada conforme a Imagem divulgada em cada canal
6º Ser analisada conforme os Textos em cada canal
7º Ser analisada conforme o Conjunto das informações na mensagem
8º Ser analisada conforme a Compreensão que ela exerce em cada canal
9º Ser analisada periodicamente conforme os Cenários e Objetivos
Como planejar a sua estratégia de comunicação?
Mostrar seus produtos ou serviços não é suficiente para que realize suas vendas e tenha sucesso empresarial. É preciso uma comunicação de marketing que se destaque da concorrência com os desejos do seu público ideal.
E para ter sucesso você precisa focar em três pilares:
- Coerência;
- Consistência;
- Continuidade.
Juntos, você conseguirá diagnosticar seu negócio, antes mesmo de planejar para identificar todos os pontos que precisam melhorar na empresa e como isso será informado para sua audiência.
Antes de seguir, descubra por que criar uma estratégia de comunicação para o seu negócio, no vídeo:
Gestão estratégica executada
A estratégia de comunicação, segundo Marchiori, para dar certo, o planejamento e a estratégia precisam ser vivenciados como prática, envolvendo processos dialógicos e participativos, trabalhando o plano a partir da escuta ativa.
Ou seja, uma série de ações que são planejadas com diversos formatos de linguagem e símbolos para que você atinja seus objetivos e metas na empresa.
Na execução, sua linguagem precisa se atentar às características:
- mensagem;
- formato (verbal ou não-verbal);
- destinatários;
- resultado pretendido;
- como será feita;
- técnicas que podem ser aplicadas.
Já nos símbolos, explore tudo que a mensagem representa, como por exemplo:
- Qual formatação você quer apresentar e transmitir?
- Qual a melhor cor, formato ou maneira para se posicionar?
- Quais ícones e formas passam a mensagem que deseja?
Por exemplo, aqui na Madame Conteúdo, as cores da marca falam muito sobre cada uma de nós. O amarelo representa a criatividade e inovação, o roxo toda a sofisticação e ousadia.
O verde é a nossa forma de crescimento e renovação e o rosa o nosso lado feminino e empoderado.
Percebe como toda nossa mensagem, pautada nessas cores, representa quem somos e toda a transformação que proporcionamos para cada cliente que atendemos?
Estruturação da estratégia de comunicação
Depois de desenhar o planejamento com foco nos:
- Objetivos;
- Mensagem;
- Públicos;
- Canais;
- Monitoramento.
Você deve executar de forma pensada, estruturada e intencional para alcançar os objetivos traçados. Somente depois disso, conseguirá avaliar o quanto está mais próximo dos resultados que deseja.
Nada acontece de um dia para outro, por isso, seja resiliente e tenha determinação para colocar a sua empresa em primeiro plano e assim executar a estratégia de comunicação com qualidade e efetividade no seu negócio.
Precisa de ajuda para desenhar o planejamento e toda a sua execução no seu negócio? Entre em contato com a Madame Conteúdo pelo link: https://keepo.io/madameconteudo/