A reotimização de conteúdos é quando você atualiza e aperfeiçoa um conteúdo que já foi publicado nas redes sociais, blog ou site, buscando melhorar trazendo novas informações para o público.
Você já deve ter me ouvido falar por aqui do conteúdo que é evergreen content. Ele não tem validade, as pessoas estão sempre buscando informações e tem maior visibilidade por ser atemporal.
Neil Patel, um dos grandes especialistas em marketing digital dos últimos tempos, explica que naturalmente, o engajamento criado por um certo conteúdo vai diminuir ao longo do tempo. Desde que continue criando conteúdo que chame a atenção das pessoas, seu negócio terá sucesso com o marketing de conteúdo.
Continue nesse artigo para entender mais.
Como fazer reotimização?
Antes de entender como fazer, é importante saber quais páginas escolher para desempenhar essa técnica.
É fundamental planejar e analisar, pois não basta escolher posts aleatórios e fazer qualquer tipo de mudança. Isso pode acarretar um resultado prejudicial na performance dos canais que utiliza na sua marca.
Dessa forma, compreenda quais conteúdos devem ou precisam ser atualizados, avaliando as palavras-chaves, impressões e interação com o público.
E existem algumas formas de alcançar melhores resultados de maneira natural nos conteúdos, principalmente no site, como:
- Utilize uma boa estratégia de SEO: Essa técnica não envolve somente utilizar as grandes técnicas de SEO, como selecionar boas palavras-chave. É essencial lembrar que a otimização vai muito além disso.
- Conteúdo relevante ao assunto tratado: Não importa que seu site consiga alcançar diversos usuários, se o conteúdo não é relevante ao que está sendo tratado. Isso porque, assim que virem que o conteúdo não é o que imaginam, os usuários irão sair da página na primeira oportunidade.
- Utilize um layout que seja responsivo: Um dos principais buscadores, o Google, está valorizando cada vez mais os sites responsivos em todos os dispositivos.
- Utilização de Metadados e Description: Essa é a melhor maneira de instruir os motores de busca sobre o que seu conteúdo irá apresentar. Existem algumas ferramentas que podem te auxiliar a visualizar como esses metadados ficam em seu site.
Por que atualizar um conteúdo?
A atualização de posts pode trazer diversas vantagens para a sua estratégia. A mais óbvia delas é deixar os conteúdos cada vez melhores, adicionando informações que você não havia pensado antes. Mas por trás disso, existem outras vantagens, como:
- Melhorar as conversões: através de novos links e CTAs;
- Aumentar o tráfego orgânico: suas atualizações poderão gerar melhores performances nas ferramentas de busca;
- Reforçar a autoridade: ao realizar constantes atualizações e garantir melhores posicionamentos no Google, você estará reforçando a sua autoridade no assunto, a fim de se tornar uma referência.
Construção de um público fiel
Segundo Neil Patel, depois da reotimização do conteúdo, o ideal é divulgar nos canais digitais, fazendo com que isso ajude a ampliar o alcance social da sua marca.
Entendeu a importância da produção de um conteúdo atemporal e ao mesmo tempo da atualização de informações para maior conexão com seu público? Faça um planejamento para reotimizar sua comunicação, mesmo que nesse primeiro momento seja apenas nas redes sociais, como LinkedIn e Instagram.
Lembre-se de ter uma estratégia com os objetivos de cada conteúdo criado para que tenha qualidade e autenticidade na sua comunicação.
Fonte: Neil Patel, Agência Mestre, Hubspot.