Planejamento de Marketing de Conteúdo: veja 7 dicas para fazer o seu

Gerenciar a comunicação da marca pode parecer simples, mas é preciso ter um planejamento de marketing de conteúdo alinhado às estratégias criadas para que os resultados possam ser alcançados.

O marketing de conteúdo, como o nome já sugere, é a elaboração de material que seja interessante para a sua persona sem induzir diretamente à compra. 

7 dicas para fazer o Planejamento de marketing de conteúdo

1. Mercado

Acompanhe as tendências do setor em que a sua empresa atua, os principais concorrentes e perceba os assuntos que estão sendo mais comentados nessa área.

2. Objetivos

Ter uma página bonita no Facebook ou um feed organizado no Instagram é atrativo sim e deve ser parte da sua comunicação, mas não se contente apenas com isso. Analise o seu negócio e determine metas para a sua comunicação. 

Tudo para que possa ser mais assertiva em seu negócio.

3. De olho nas personas

A criação da persona, que representa o público da sua empresa, é o primeiro passo. Mas é necessário o acompanhamento frequente, observando cada vez mais os desejos, as dificuldades e como seu negócio pode ajudar essa pessoa. 

4. Canais de comunicação

Você precisa estar no lugar em que suas personas estão, por isso escolher os canais precisa ser estratégia para criar o seu planejamento e poder produzir conteúdos relevantes para a sua marca.

Isso é ideal para que tenha cada vez mais qualidade em seus canais de comunicação.

5. Discurso

Entenda o posicionamento da sua empresa, sabendo o tom de voz e a linguagem para se comunicar com efetividade.

6. Cronograma

Além de ter ideias, coloque-as no papel para colocar em prática. Organize cada uma delas com o que a sua persona está buscando, no momento certo que ela precisar do conteúdo.

O planejamento de marketing de conteúdo vai trazer essa noção e organização para saber o tema do conteúdo, o formato, qual canal será compartilhado de maneira muito mais eficaz.

7. Resultados

Analise seus resultados a cada 30 ou 60 dias para compreender o que foi positivo e o que pode ter atrapalhado o desempenho da comunicação no seu negócio.

Com isso como base, crie novos objetivos, ações e conteúdos para planejar e compartilhar.

Como colocar em prática?

Essas são dicas que uso mensalmente ao criar meu planejamento de marketing de conteúdo com os canais que o meu negócio atua. No digital é preciso fazer testes, afinal o mercado e as tendências mudam, como também a sua persona e você, como marca, também evoluem na mesma medida.

Tenha disciplina para realizar pesquisas, para se inspirar em outras marcas e para fazer a sua comunicação com o planejamento de marketing de conteúdo com qualidade e relevância.

Se tiver dúvidas, deixe aqui nos comentários.

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