O funil de conteúdo está ligado ao planejamento de conteúdos para auxiliar nas decisões de compra da audiência. São postagens no digital de acordo com o momento do cliente na sua jornada de compra.
Ele é dividido em três etapas:
Vamos entender cada um deles agora mesmo.
Entenda como usar o funil de conteúdo
Topo de funil
Os conteúdos de Topo de Funil são aqueles que atraem o maior número de visitantes e o desafio está em despertar o interesse deles pela sua empresa.
Foco: Para atrair novos seguidores e audiência.
Atrair a atenção sem ser superficial. Busque mostrar micro resultados com seus conteúdos.
Tipos de conteúdos
- Dicas com passo a passo e ferramentas;
- Informações de como fazer algo;
- Conteúdo para que qualquer pessoa entenda;
- Frases motivacionais.
Meio de funil
Nos conteúdos de meio de funil você deve ajudar o seu público-alvo a esclarecer possíveis dúvidas sobre seu produto ou serviço e provar, de forma sutil, que escolher a sua empresa é o melhor caminho.
Foco: Criar relacionamento
O público se conecta com você, mas exige um pré-conhecimento sobre o tema para que você possa elevar o nível de consciência no aprendizado.
Tipos de conteúdos
- Ao vivo;
- Tutoriais e explicações para criar autoridade;
- Conteúdos sobre conquistas e dificuldades;
- Conteúdos dinâmicos para reter atenção, como os stories.
Fundo de funil
Nesse momento, seu público está avaliando os prós e contras de fechar a compra, tanto com sua empresa quanto com possíveis concorrentes.
Foco: Converter em vendas
Por isso, na etapa de fundo de funil você precisa ser ainda mais direto, e mostrar para sua Persona que sua empresa é a melhor opção.
Esse é um conteúdo mais profundo. Então, mostre o desejo da audiência em ter o que você está oferecendo, os diferenciais e oportunidades de evolução com a compra do serviço ou produto.
Tipos de conteúdos
- Feedbacks;
- Depoimentos de quem já comprou;
- Quebra de objeções (as dúvidas frequentes);
- Benefícios do serviço ou produto;
- Seu próprio resultado;
- Ofertas.
Use o funil de conteúdo a favor do seu negócio
Ter uma estratégia e produzir conteúdos organizados com o funil de vendas é fundamental para atrair a audiência e tornar cada um deles seu cliente.
Lembre-se que todos os dias novas pessoas chegam no digital do seu negócio, por isso é importante ter mais de um ponto de contato e também trazer conteúdos que você vai direcionando para que a venda aconteça.
Se tiver dúvidas, deixe nos comentários.