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O funil de conteúdo está ligado ao planejamento de conteúdos para auxiliar nas decisões de compra da audiência. São postagens no digital de acordo com o momento do cliente na sua jornada de compra.

Ele é dividido em três etapas:

Fonte: Conexorama

Vamos entender cada um deles agora mesmo.

Entenda como usar o funil de conteúdo

Topo de funil

Os conteúdos de Topo de Funil são aqueles que atraem o maior número de visitantes e o desafio está em despertar o interesse deles pela sua empresa. 

Foco: Para atrair novos seguidores e audiência.

Atrair a atenção sem ser superficial. Busque mostrar micro resultados com seus conteúdos.

Tipos de conteúdos

  • Dicas com passo a passo e ferramentas;
  • Informações de como fazer algo;
  • Conteúdo para que qualquer pessoa entenda;
  • Frases motivacionais.

Meio de funil

Nos conteúdos de meio de funil você deve ajudar o seu público-alvo a esclarecer possíveis dúvidas sobre seu produto ou serviço e provar, de forma sutil, que escolher a sua empresa é o melhor caminho.

Foco: Criar relacionamento

O público se conecta com você, mas exige um pré-conhecimento sobre o tema para que você possa elevar o nível de consciência no aprendizado.

Tipos de conteúdos

  • Ao vivo;
  • Tutoriais e explicações para criar autoridade;
  • Conteúdos sobre conquistas e dificuldades;
  • Conteúdos dinâmicos para reter atenção, como os stories.

Fundo de funil

Nesse momento, seu público está avaliando os prós e contras de fechar a compra, tanto com sua empresa quanto com possíveis concorrentes.

Foco: Converter em vendas

Por isso, na etapa de fundo de funil você precisa ser ainda mais direto, e mostrar para sua Persona que sua empresa é a melhor opção. 

Esse é um conteúdo mais profundo. Então, mostre o desejo da audiência em ter o que você está oferecendo, os diferenciais e oportunidades de evolução com a compra do serviço ou produto.

Tipos de conteúdos

  • Feedbacks;
  • Depoimentos de quem já comprou;
  • Quebra de objeções (as dúvidas frequentes);
  • Benefícios do serviço ou produto;
  • Seu próprio resultado;
  • Ofertas.

Use o funil de conteúdo a favor do seu negócio

Ter uma estratégia e produzir conteúdos organizados com o funil de vendas é fundamental para atrair a audiência e tornar cada um deles seu cliente.

Lembre-se que todos os dias novas pessoas chegam no digital do seu negócio, por isso é importante ter mais de um ponto de contato e também trazer conteúdos que você vai direcionando para que a venda aconteça.

Se tiver dúvidas, deixe nos comentários.