6 tendências do Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia comprovada que foca no conteúdo produzido pelas marcas de forma inteligente e direcionada com as necessidades do público, é preciso estar atenta a essas 6 tendências que seguem com essas mudanças na nova forma de comunicação.

Afinal, o marketing está em constante evolução devido toda à mudança de comportamento dos consumidores e novas formas de inovação que vêm crescendo de forma muito rápida.

Marketing de conteúdo: confira 6 tendências

1.Experiências personalizadas

Com a atenção do comprador para a melhor experiência, os negócios precisam cada vez mais personalizar e segmentar o público para ter clareza das necessidades e assim entregar um conteúdo cada vez mais direcionado.

São conteúdos dinâmicos com ferramentas para automatizar e realizar uma curadoria de forma relevante para esse público.

2. Comunidades e conexões

Não é novidade que vem crescendo em tempo real, e as comunidades e conexões através de mídias sociais fechadas são novos hábitos dos consumidores.

Como Slack, Facebook, Telegram e Whatsapp para compartilhamento de experiências, criando assim autenticidade para que possam expressar opiniões e também trocar ideias de maneira segura.

3. Ciclo de vida e lealdade

Poucas empresas usam as estratégias do marketing de conteúdo para manter os clientes atuais, e é possível planejar um ciclo completo criando essa lealdade com o público.

Segundo Cristiane Thiel, existem algumas maneiras como:

  • Manter o conteúdo atualizado contribui para uma boa experiência do cliente, incentivando os visitantes a voltarem para ver mais.
  • Analisar como seus clientes interagem com seu produto depois de comprá-lo, pedindo que enviem análises em vídeo, isso criará engajamento.
  • Além de divulgar promoções, falar sobre recursos atraentes do produto/serviço, compartilhar novidades e tendências.

4. Autenticidade das marcas

Cada vez mais os consumidores buscam por marcas que sabem se posicionar, defendem causas e não ficam em cima do muro.

Essa transformação trouxe mudança na voz e tom da comunicação de diversas empresas através do conteúdo, de forma simples e ao mesmo tempo autêntica.

Para isso, é fundamental estar atento às tendências do nicho do qual você atua, como também do mercado para ajudar seu público, com informações e soluções que eles realmente buscam.

5. Novos canais

Existem muitas ferramentas de marketing para compartilhamento de conteúdos em diversos formatos, que muitas vezes não são usados como devem ser pelos negócios.

Para isso, você precisa saber quais são os canais que o seu público está utilizando, para que sua marca esteja presente entregando um conteúdo de qualidade, no momento exato que ele busca.

6. Foco em resultados

O marketing de conteúdo tem o foco nas necessidades do público, quando falo de resultados, é compartilhar o que seus clientes sentiram ao consumir seus produtos ou serviços. 

Entendendo o resultado alcançado, o comprador enxerga o seu conteúdo de maneira mais atraente e faz com que ele divulgue a sua marca. Por isso, compartilhe experiências como uma estratégia de comunicação, para que o cliente em potencial possa se sentir seguro para se identificar e comprar o que você está ofertando.

O que mais ficar de olho, além dessas 6 tendências?

Além dessas tendências que eu apresentei, você deve acompanhar sobre inteligência artificial e realidade aumentada como dois pontos principais que vão impactar e aumentar ainda mais o crescimento do marketing de conteúdo.

Tome decisões de maneira estratégica no seu negócio, encontrando soluções com o uso de maneira efetiva no marketing de conteúdo.

Qual dessas você vai testar primeiro na sua empresa no planejamento de conteúdos?

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