Depois de todas as mudanças no digital, você ainda não está convencida da importância de investir em conteúdos estratégicos no seu negócio?
A tecnologia é um grande pilar de comunicação, tendo se tornado uma ferramenta de marketing muito poderosa e eu separei motivos para você produzir cada vez mais conteúdos alinhados com a sua estratégia e os objetivos de crescimento da sua marca.
Mas antes disso, vamos avaliar o perfil e as mudanças do consumidor
Perfil do consumidor
A mudança da rotina impactou muito na forma como consumimos conteúdos e cada vez mais de maneira online. Não é aquele conteúdo superficial ou raso e sim aquele que provoca novas ideias, reflexão, que desperta o desejo e a transformação que buscamos.
Com a permanência em casa, novas escolhas voltadas à alimentação, ao conforto e ao lazer se adaptaram ao isolamento social. Assim, todas as marcas também tiveram que converter esforços para acompanhar o ritmo do consumidor.
A pesquisa “Jornada omnichannel e o futuro do varejo”, realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, também destaca quais são os motivos pelos quais o consumidor tem comprado pela internet.
Aproximadamente 48% deles destacam que a compra é mais barata, 46% acreditam que o processo é mais prático. Entre eles, 39% também destacam que a oferta e os descontos são melhores pelas lojas online.
Motivos para criar conteúdos estratégicos
Muitas marcas, pequenas e grandes, mudaram o padrão e estão investindo em conteúdos que mostram cada vez mais seus potenciais e se colocam presente no dia a dia do consumidor.
Veja alguns motivos
1. Consumidores estão mais conectados
O estudo sobre hábitos e tendências do consumo digital, realizado pela divisão de Mídia da Nielsen Brasil em parceria com a Toluna, revelou algo importante. 97,56% das pessoas entrevistadas acessaram a internet todos os dias
Para você ter uma ideia:
- 93,2% — assistir filmes, vídeos e programas de TV;
- 86,97% — ouvir música;
- 77,47% — fazer pesquisas, consultas e checar e enviar e-mails;
- 77,24% — interagir nas redes sociais;
- 68,06% — ler notícias;
- 64,85% — jogar;
- 64,5% — comprar itens diversos;
- 52,87% — administrar finanças;
- 50,4% — pedir delivery de alimentos;
- 40,84% — trabalhar.
Isso confirma o consumo de conteúdo em diversos formatos, como também demonstra que a facilidade do digital está em alta e tende a crescer cada vez mais, é por isso que o seu negócio precisa produzir conteúdos estratégicos com objetivos por trás de cada um deles, para fazer crescer sua empresa no digital.
2. Experimentação digital
Os consumidores também passaram a analisar o custo-benefício de adquirir produtos e serviços de empresas e fizeram testes com marcas que nunca tinham interagido antes.
Um ponto interessante que ajuda a validar essa questão de que as pessoas estão mais dispostas a experimentar é que, segundo um relatório do The Integer Group, muitos informaram preferir adquirir itens de “marca própria” (aqueles produtos de linhas lançadas por marcas maiores) para gastar menos dinheiro.
3. Aumento em conteúdo
Grandes marcas estão jogando para ganhar através dos conteúdos, fazendo uma enorme movimentação nos canais digitais, como, por exemplo:
- o grupo MagaLu adquiriu as empresas In Loco Media e Canaltech, sendo este último um portal de conteúdo sobre tecnologia;
- a Amazon comprou o serviço de streaming Twitch, focado em games e conteúdos de cultura POP.
Fica muito claro que o conteúdo deve ser o reino de toda a comunicação e marketing das empresas, independente do tamanho do negócio. Ele deve ser a base para guiar nesse relacionamento com seu público e clientes.
A criação de conteúdos estratégicos
Para criar conteúdos estratégicos é preciso:
- Ter clareza do seu público;
- Desenhar uma estratégia para o seu negócio;
- Planejar ações e conteúdos para se fazer presente no digital;
- Compreender a jornada do seu consumidor, como suas necessidades e desejos;
- Identificar oportunidades no mercado para mostrar o seu diferencial.
Investir na sua empresa com conteúdos estratégicos é primordial para ter maior alcance e realmente atingir o público certo. Você está perdida e não sabe como fazer isso?
Entre em contato que te explico como eu posso te ajudar.