Marketing e conteúdo: 5 motivos para investir

Ao começar uma estratégia de Marketing Digital, todo profissional, pensa no plano de Marketing e Conteúdo. Mas, afinal de contas, o que ele significa?

De forma objetiva, o marketing de conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o  atraia e guie durante todo processo de compra de forma natural e espontânea.

Esse tipo de estratégia pode utilizar diversos formatos, como:

  • Vídeos;
  • Blogs;
  • Postagens em redes sociais;
  • Imagens;
  • Podcasts;
  • e muitos outros. 

Seu principal objetivo é atrair, engajar e reter um público, fornecendo conteúdo consistente, valioso e relevante para ajudar a resolver problemas, entreter e educar. Dessa forma, sua empresa pode garantir maior autoridade e posicionamento dentro do mercado digital.

E se você ainda não está convencida, vamos te mostrar 5 motivos pelos quais você deve investir nessa estratégia ainda esse ano e esquecer as dicas e cursos de marketing que prometem resultados mágicos. Vamos lá!

Esqueça os gurus do marketing

Empresária, se você quer mesmo investir em marketing de conteúdo, é preciso esquecer de vez os “gurus do marketing”, não adianta querer trabalhar com hacks de marketing e investir em conteúdo.

Isso porque o conteúdo precisa de trabalho constante, pesquisa, investigação, estudo e principalmente uma boa estratégia para fazer sua marca decolar  de forma sólida e com destaque no mercado. 

Dessa forma, se você deseja que o seu negócio ganhe reconhecimento dentro do meio digital, aumentando sua autoridade, precisa encontrar o seu conteúdo, que deve gerar identificação e representar quem sua marca verdadeiramente é. 

Por que investir em marketing e conteúdo

Se você ainda não sabe se deve investir nessa estratégia, separamos 5 motivos para convencer você a começar com marketing de conteúdo ainda este ano. Confira!

1. Otimizar o rankeamento no Google

Sua marca precisa ser encontrada no Google! Independente do seu serviço ou produto, é necessário estar bem rankeada nos mecanismos de busca, dessa forma, será mais fácil converter novos clientes e tudo através do marketing e conteúdo.

E para ser bem rankeada, existem diversos fatores a se considerar. Em uma busca orgânica, o marketing de conteúdo é essencial. Isso porque, é a partir das palavras-chave que o Google pode encontrar sua marca. 

Ou seja, ao entrar nesse mundo, você precisa estar gerando conteúdo para além das redes sociais, conquistando assim, um bom rankeamento que seja condizente com a sua marca. Para assim, poder ser encontrada pelos seus potenciais clientes.

2. Potencializa a autoridade de sua marca

Autoridade é o seu poder no digital. Essa frase precisa estar fixada na sua empresa! É a partir dela que sua marca garante confiança e fidelidade dos consumidores. E acredite, a autoridade digital só é alcançada por meio do marketing de conteúdo.

Todo conteúdo produzido pela marca, seja nas redes sociais, blogs ou outros canais de mídias, deve transmitir uma única mensagem aos seus seguidores. 

E se você ainda não viu como é possível potencializar sua autoridade através do conteúdo, pense o seguinte: você tem uma empresa do ramo financeiro. Alguém que busca nesse nicho algum produto ou serviço, avaliará bem com quem irá fechar. O cliente irá buscar indicações e analisará concorrentes.

Agora, se a sua marca adota boas práticas de marketing de conteúdo, produzindo posts educativos com frequência e oferecendo respostas às dores do cliente, com materiais qualificados, é natural que depois de um certo tempo, o cliente tenha confiança na sua empresa e queira fechar o negócio com a sua empresa.

Ou seja, ele foi atraído para sua empresa, com confiança, a partir de um ou mais conteúdos, pulando outras etapas de análises, e chegando direto no fundo do funil para tomar a decisão de compra.

Para entender ainda mais sobre esse assunto, preparamos um vídeo bem completo sobre a construção de autoridade e posicionamento através de conteúdos:

3. Diminui os custos envolvidos no marketing

“Ah, mas uma estratégia de marketing de conteúdo deve custar muito caro”. Será mesmo? O marketing de conteúdo pode custar quase a metade do valor tradicional, e gera mais resultados. 

O baixo custo está ligado à simplicidade do conceito, focando muito mais em bons profissionais que entendem do mercado. Produzindo materiais e estudando boas estratégias. 

Assim, você não precisará mais investir em estratégias que você não sabe o rendimento, e que ainda podem acabar prejudicando a imagem da sua empresa.

4. Aumenta o volume de vendas

Para vender você precisa: 

+ ser encontrada pelo cliente

+ ganhar a confiança do público

+ educar a audiência

E todos esses fatores podem ser encontrados a partir do marketing de conteúdo! Porque a captação de leads é uma das bases dessa prática e, com um grande volume de leads, é mais fácil ter uma maior taxa de conversão. 

Além disso, o marketing de conteúdo fornece relatórios constantes, o que auxilia a diminuir os investimentos em áreas que não dão retorno, e ainda descobrir onde pode estar ocorrendo o gargalo da sua empresa. 

5. Melhora na experiência de usuário

Para o seu cliente voltar, ele precisa ter uma boa experiência com sua marca, correto? Por isso, é importante que você tenha estratégias para alcançar esse resultado. O marketing de conteúdo pode auxiliar nesse fator também. 

Tanto com atendimento ao cliente, quanto com conteúdos ao longo do funil que podem suprir as dores do cliente. Quanto melhor o conteúdo, a entrega, captação e atendimento, melhor a experiência do usuário. 

Conteúdo e constância

Sua marca em outro patamar

Assim, vemos diversos pontos em que o marketing de conteúdo pode auxiliar a sua marca a alcançar um outro patamar. Mas não se engane, apesar de oferecer um menor custo e diversos benefícios, essa estratégia não é simples e demanda uma boa equipe.

A Madame Conteúdo é especializada em marketing de conteúdo e pode te auxiliar nessa tarefa, vamos conversar?

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