Comunicação: como definir de forma estratégica?

A comunicação da sua empresa precisa ter informações corretas e baseadas no seu posicionamento para compartilhar com seu público através dos canais digitais.

Para você entender, uma comunicação que é estratégica, é aquela que acontece no momento certo nos canais mais adequados para uma empresa, se diferenciando dos concorrentes e influenciando positivamente essas pessoas, levando-as a comprarem o que a marca oferece.

A importância da comunicação estratégica

A comunicação precisa ser um dos principais pilares da sua empresa para que tudo esteja alinhado e fique claro o entendimento para o público.

Separamos alguns motivos para que você invista nisso:

Comunicação padronizada

Integrando a sua comunicação, sua empresa melhora a inteligibilidade das informações e traz consistência nos conteúdos que compartilha.

Essa padronização otimiza todo o fluxo de dados, fazendo com que sua empresa consiga ter informações acessíveis e disponíveis das necessidades dos clientes.

Otimização da imagem da marca

Com uma comunicação estratégica, sua empresa pode melhorar e trazer autoridade para a marca, permitindo assim que as potencialidades do negócio sejam percebidas pelo público.

Eficiência nas informações

Sua empresa consegue trazer informações importantes para a audiência, lembrando sempre que isso precisa estar direcionado nos canais mais eficientes baseado no público.

Pense em quais são as informações-chave para que possam compartilhar com transparência e precisão.

Mas afinal, como ter uma comunicação estratégica na empresa?

Para que seja eficaz, é preciso identificar e compreender as diferenças do seu negócio diante dos concorrentes, para transformar isso em conteúdos para o público.

Veja nesse vídeo a importância da estratégia da comunicação empresarial: 

Entendimento do público

Para isso, faça três perguntas simples:

  • O quê? Essa questão determina a mensagem em si. O que sua empresa quer exatamente comunicar? Aqui serão definidas as categorias e grupos de informações que deverão ser estrategicamente trabalhadas para cada tipo de público.
  • Como? Aqui definimos o canal de comunicação. A depender do público definido e da categoria de informação a comunicar, canais diferentes podem ser utilizados. Por exemplo, eventos que ocorram dentro da empresa visando aos funcionários podem ser divulgados por intermédio de redes sociais – ferramentas nas quais a maioria das pessoas hoje organizam e compartilham suas agendas. Por outro lado, um treinamento pode ser veiculado em vídeo, com o uso de ferramentas como o Youtube e similares, no bom e velho formato “aula”.
  • Quem? Aqui a audiência será mais especificada, para que grupos particulares sejam atingidos de forma específica, sem que os demais sejam acionados. Essa é a etapa mais estratégica da comunicação, geralmente são desenvolvidos os objetivos e metas, com base nas ações esperadas para o público determinado.

Calendário

Faça uma programação e organização pensando no tempo em que irá ser aplicada nos canais digitais.

Crie no excel mesmo e organize a sua comunicação baseado no seu processo de vendas, para que estejam alinhados.

Planejamento

Para desenhar a comunicação, é preciso desenvolver e implementar um processo, por mais simples que ele seja, para conseguir criar conteúdos e assim monitorar os resultados para saber quais caminhos seguir.

Na estratégia, é possível antecipar eventos e informações conforme a necessidade do seu público, como também no que você oferece como empresa, transmitindo assim conhecimento bem direcionado com esse planejamento.

Características de uma comunicação estratégica

Baseado em muitos estudos e aplicações que realizamos na Madame Conteúdo, algumas características são primordiais na comunicação estratégica:

  • consistência: envolve planejamento, esforços contínuos e o compartilhamento de mensagens consistentes;
  • adequação: as mensagens precisam ser direcionadas para a pessoa certa e no momento mais oportuno. Isso requer o conhecimento profundo do público e do momento em que ele está em sua jornada de conhecimento da marca;
  • mobilização: a comunicação estratégica tem poder de mudança, por isso, pode ser usada para mobilizar a sociedade em razão de objetivos comuns;
  • objetividade: a comunicação estratégica também precisa ser baseada em metas e objetivos claros;
  • mensurável: assim como qualquer ferramenta de gestão, a comunicação estratégica também precisa ser mensurável. Para isso, é importante definir as metas e os indicadores que ajudarão a acompanhar os resultados de cada processo de comunicação.

Informações de valor

Para fecharmos com chave de ouro esse artigo, saiba que uma comunicação estratégica que é eficiente para uma empresa é aquela que tem o compartilhamento de informações de valor, que entende a necessidade do público e sabe como ter um posicionamento alinhado com os valores da marca.

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