A estratégia de conteúdo vai muito além da produção de textos relevantes, é preciso saber distribuir para chegar nas pessoas certas no exato momento em que elas precisam.
Podemos dividir a estratégia em 5 passos com o foco no marketing de conteúdo:
- planejamento;
- elaboração de persona;
- criação de conteúdo;
- distribuição;
- mensuração de resultados.
Vou te explicar cada um desses passos agora, para que você consiga aplicar no seu negócio a estratégia de conteúdos, combinado?
Planejamento
Você precisa começar estabelecendo um cronograma com suas ações e os temas importantes para que chegue até a sua audiência.
Pode ser no papel, mas sempre indico online para facilitar o acesso e acompanhamento em qualquer lugar que você precisar inserir uma ideia ou mudar um prazo.
Elaboração da Persona
Personas, ou avatares, são descrições pessoais e detalhadas de um cliente típico. Para iniciar este mapeamento, comece pela sua atual base de clientes e encontre os principais pontos em comum. Algumas perguntas úteis são:
- “Qual é o cargo do seu comprador?”;
- “Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?”;
- “Qual tipo de assunto lhe interessa?”.
Para lhe guiar neste mapeamento, há o Fantástico Gerador de Personas. Uma ferramenta gratuita que lhe fará as perguntas certas para que você conheça e crie intimidade com as suas personas.
Uma estratégia de conteúdo sem clareza sobre a expectativa do seu público-alvo tende a possuir conteúdos desalinhados e pouco atrativos. Garanta um bom alinhamento do seu conteúdo com a expectativa da sua persona.
Criação de conteúdo
Essa é a parte que envolve a produção de imagens, textos, e-books, emails, infográficos e o que mais for relevante para seu público.
Blog posts
O conteúdo do seu blog deve ser interessante, relevante e deve ter um design atrativo. Não é necessário falar sobre a revisão do texto de acordo com as normas ortográficas e a importância de não copiar conteúdo de outras fontes, correto?
Além disso, você deve investir na definição das palavras-chave e incentivar sempre o compartilhamento nas redes sociais para aumentar ainda mais o tráfego e o engajamento.
Email marketing
Uma das formas mais comuns de Marketing de Conteúdo, uma maneira barata e eficiente de promover seu contato e manter o relacionamento com seus clientes.
Na criação do e-mail marketing, você deve deixar a mensagem com um tom pessoal, assinando, de preferência, com o seu nome ao invés do nome da sua empresa.
Vídeo Marketing
O conteúdo em vídeo tem sido uma grande tendência de marketing nos últimos tempos, e por isso sugerimos que aposte nela se possível.
Existem diversos tipos de conteúdo em vídeo que podem atrair seu consumidor, informá-lo e gerar muito mais engajamento do que conteúdos apenas em texto, por exemplo.
Os vídeos devem ser dinâmicos, de boa qualidade de áudio e vídeo e com uma boa produção, para demonstrar profissionalismo e autoridade.
E-books
Os e-books serão a sua máquina geradora de leads. Através da entrega de materiais ricos em informações, você consegue trocar o conteúdo pelo contato de pessoas interessadas em seu negócio.
E o que isso significa? Basicamente que será possível que você estreite essa relação e aproxime-a cada vez mais de um momento de decisão de compra.
Esses materiais devem ter títulos atrativos e um conteúdo que realmente corresponda à expectativa do seu público, lembrando que eles devem ser mais longos e completos.
Distribuição de conteúdo
Essa é uma das partes mais essenciais e que, mesmo assim, muitas pessoas nem imaginam em considerar. No Marketing de Conteúdo é preciso planejar como distribuir o conteúdo e em como tudo o que sua marca produz deve alcançar seu público.
O planejamento de quais canais e ferramentas serão utilizadas para divulgar o conteúdo produzido é fundamental para esta etapa. É muito importante ter conhecimento da sua persona, para que você escolha os canais adequados a ela, de acordo com seus hábitos e comportamentos.
Mensuração de resultados
Sem ficar de olho nos resultados, sua estratégia nunca terá uma validação. É preciso mensurar cada esforço para descobrir o que funciona melhor e o que não funciona. Ou seja, é preciso conhecer a fundo o seu público.
Monitore os resultados para alinhar com a estratégia de:
- Tráfego;
- Interações sociais;
- Geração de leads (novos contatos);
- Networking digital (outras empresas que divulgam o seu negócio);
- SEO (entrega dos conteúdos através dos mecanismos de buscas);
- Palavras-chave (progresso e rankeamento de cada uma delas).
Estratégia com sucesso
Para tudo isso acontecer, você precisa tirar, pelo menos, uma hora por dia, para reorganizar a comunicação e o marketing do seu negócio, ou ainda contratar pessoas e empresas especializadas nisso.
Esses passos irão te trazer resultado em médio prazo de forma muito mais direcionada e que efetivamente converte em vendas na sua empresa.
Se tiver qualquer dúvida, ou precisar de ajuda, deixe aqui nos comentários.