Uma linha editorial nada mais é do que um tema que faça sentido dentro da sua marca. Ela pode ser compreendida como a essência, valores e premissas que ditarão todas as ações da empresa.
Para criar a estratégia perfeita, é preciso investir em estudos de persona, análise de mercado, segmentação de conteúdo e muita criatividade.
Afinal, o que é uma linha editorial?
No universo jornalístico — ambiente em que a expressão foi popularizada — o significado é simples: a forma a qual um veículo enxerga o mundo, quais são os seus valores e premissas que sustentarão cada conteúdo divulgado para o leitor.
Podemos pegar o significado emprestado também para o Marketing de Conteúdo: a linha editorial consiste na definição e visão ampla das temáticas de conteúdo abordadas pela empresa.
Como construir uma linha editorial?
O caminho para construir a linha editorial ideal, quando traçado com inteligência, não é complicado — mas demanda muita atenção em relação a dados e pesquisas. Listamos os principais passos, além de ressaltar a importância de cada um deles.
Entenda de forma clara os seus serviços
O primeiro passo pode ser óbvio, mas muitas vezes pode passar despercebido. Se uma equipe de marketing não entende de forma clara qual é o serviço oferecido pela empresa — nicho de mercado, principais concorrentes e desafios — não é possível desenvolver a linha editorial com eficácia.
Para ter um panorama completo e acumular insumos que poderão ser transformados em conteúdo, aconselhamos os estudos que envolvem a matriz SWOT. Com ela, são identificados pontos como:
- forças;
- fraquezas;
- oportunidades;
- ameaças.
A ferramenta de gestão é responsável por tirar grandes projetos do papel, e a criação de um blog pode ser considerada como um deles.
Liste as principais dúvidas do seu cliente
Muitas vezes, é possível entrar em conflito com a dualidade que diz respeito ao que a marca tem a oferecer versus o que o cliente gostaria de saber.
Informações que podem parecer básicas ou “batidas” pelos colaboradores de uma empresa, muitas vezes, ainda são as maiores dúvidas ou motivos de empecilho ao fechar uma venda.
Para isso, investir em conteúdo interativo pode ser uma boa forma de recolher dados importantes da audiência: formulários, webinars, ebooks interativos e enquetes, por exemplo, são algumas formas de disparar material segmentado e com o objetivo de entender a visão externa sobre os seus serviços.
É importante, então, mapear os principais pontos nebulosos ou que poderiam ser melhor esclarecidos e inseri-los na linha editorial da sua estratégia.
Explore ao máximo seus assuntos de conteúdos para aumentar sua visibilidade, reconhecimento e conversão com os clientes.
Se quiser uma mãozinha a mais para fazer seu planejamento de conteúdo de forma estratégica explorando as linhas editoriais da sua marca, entre em contato comigo.
8 pensamentos em “Linha editorial: estratégias de conteúdos”
bom dia,
amei o artigo! Muito obrigada por compartilhar conosco idéias tão ricas, que nos fazem melhores empreendedores e melhores pessoas.
Valeu!!!
Fico feliz com seu comentário Vivi. Mostra que faz sentido meus estudos e o que quero passar para ajudar outras pessoas.
Beijos
I am usually to running a blog and i really appreciate your content. The article has really peaks my interest. I’m going to bookmark your website and keep checking for brand new information.
Glad to know, there is always new content here.
There are some attention-grabbing cut-off dates in this article however I don抰 know if I see all of them heart to heart. There is some validity but I’ll take hold opinion until I look into it further. Good article , thanks and we want more! Added to FeedBurner as effectively
I await your return
Nice post. I study something more difficult on totally different blogs everyday. It would always be stimulating to learn content material from other writers and practice somewhat something from their store. I抎 favor to make use of some with the content material on my weblog whether you don抰 mind. Natually I抣l offer you a link in your web blog. Thanks for sharing.
Share to reach more people, please.
hug